Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

UFMS faz 3ª eleição e Célia vence com 76% dos votos

Campo Grande News - 22 de outubro de 2008 - 10:28

Pela terceira vez a professora Célia Maria Oliveira ficou em primeiro lugar na lista tríplice que será enviada para escolha do novo reitor da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Hoje, a votação foi realizada pelo Colegiado Eleitoral, após a primeira lista ser recusada pelo Ministério da Educação e a segunda decisão, do Coun (Conselho Universitário), ser anulada, a pedido do MPF (Ministério Público Federal).

Nesta quarta-feira, a reunião do colegiado teve a participação de 83 membros dos departamentos da UFMS e também do Coun. A primeira colocada teve larga vantagem, com 66 votos. Antônio Osório ficou em segundo, com 17 e Jair Vicente teve 3 votos.

“Se tiver outra eleição, minha candidata será eleita de novo”, diz confiante o reitor Manoel Catarino Paes Peró.

Desde a primeira consulta a comunidade universitária, com a votação entre professores, acadêmicos e funcionários, a principal exigência era para consulta ao Colégio Eleitoral.

Para respaldar a avaliação sobre a certeza da vitória de Célia Maria, o reitor cita os percentuais crescentes da professora.

“Na primeira consulta ela teve 41,23%, o Antônio teve 26,3% e o Jair ficou com 7,63%. Na segunda votação foi 69%, contra 22,22% e 8,34%. Agora, a Célia teve 76,74%, o Antônio ficou com 19,77% e Jair apenas 3,49%”, calcula Peró.

Nesta tarde o reitor viaja a Brasília para entregar a lista tríplice e espera que até a próxima semana o presidente Lula já tenha definido quais dos três será o novo reitor. Peró deixa o cargo no dia 11 de novembro. “Agora acho que não terá mais impasse. As pessoas têm de aceitar a decisão da maioria”, conclui.

SIGA-NOS NO Google News