Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Suspeita de aftosa no Paraguai motiva operação em MS

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 13 de dezembro de 2005 - 13:08

Um grande esquema de segurança estaria sendo montado no município de Bela Vista por conta de denúncias cada vez mais fortes de que rebanhos do lado paraguaio estariam contaminados por febre aftosa, que estaria se proliferando. Os focos estariam em Bela Vista, no Paraguai, cidade que leva o mesmo nome da sul-mato-grossense e que estão separadas pelo Rio Apa.
Segundo o superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, fiscais da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e equipes do DOF (Departamento de Operações na Fronteira) estão direcionando esforços para aquela região para combater o trânsito irregular de animais vindos do Paraguai.
Segundo Felício, as informações sobre os focos se tornaram mais freqüentes nos últimos 15 dias e proprietários que têm propriedades dos dois lados da fronteira estão dentre os que denunciam a doença em território paraguaio. “Não há como oficializar a informação porque isso dependeria do Paraguai assumir os focos, mas essas informações não têm fluido com clareza”, diz o superintendente. A região sob esquema de segurança é distante da área de risco, interditada por conta dos focos de febre aftosa (Mundo Novo, Eldorado, Japorã e parte de Itaquiraí e Iguatemi). A questão deve ser tratada pelo secretário de Produção e Turismo, Dagoberto Nogueira, para tratar do assunto.

SIGA-NOS NO Google News