Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Presidente do PT vai falar sobre "consenso” na segunda

Graciliano Rocha/Campo Grande News - 13 de maio de 2005 - 17:17

O presidente do diretório estadual do PT, Mariano Cabreira, vai conceder uma entrevista coletiva na próxima segunda-feira, dia 16, para falar sobre as tentativas de se buscar um consenso para as eleições internas do partido que acontecem em setembro.

O anúncio da coletiva foi feito há pouco, no site da legenda em Mato Grosso do Sul. Hoje pela manhã, o senador Delcídio do Amaral, pré-candidato ao governo do Estado, disse que poderia abrir mão da disputa, caso o partido não estivesse unificado em torno do seu nome.

Nos bastidores do PT, o maior partido político do Estado, as internas de setembro são uma espécie de ante-sala do processo eleitoral de 2006. Em setembro, os petistas vão às urnas para eleger seus dirigentes partidários nos municípios, Estados e a direção nacional. Alguns petistas, os já fechados com o projeto de Delcídio, têm defendido publicamente o consenso já nas internas como meio de pavimentar o caminho do senador para o processo sucessório do ano que vem. Mas este parece ser um objetivo difícil de alcançar.

A virtual candidatura de Delcídio tem o apoio do campo majoritário (conjunto de forças políticas que detém 70% do partido), mais centrista. Mesmo dentro campo majoritário, há várias candidaturas já colocadas: O ex-deputado federal Ben-Hur Ferreira (o candidato do governador Zeca e dos políticos que já defendem Delcídio), o atual presidente Mariano Cabreira, já se declararam candidatos.

Nas tendências mais à esquerda, acredita-se que devam surgir pelo menos 2 candidaturas até 20 de junho, prazo final para a inscrição das chapas. Há também a candidatura do independente Jairão do PT, um ex-sindicalista não ligado a nenhuma tendência partidária, que espera chegar à cadeira hoje ocupada por Mariano e ganhar lugar central no processo eleitoral do ano que vem.

SIGA-NOS NO Google News