Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeitos defendem divisão do Pará

Agência Câmara - 06 de maio de 2004 - 09:18

A criação do estado do Tapajós faz parte de uma estratégia administrativa de desenvolvimento. Essa é a avaliação do prefeito de Santarém (PA), Joaquim de Lira Maia. O novo estado proposto representa hoje 58% da área do Pará e, no entanto, detém pouco mais de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Segundo Maia, estudos mostram que não há necessidade de recursos adicionais quando se cria um novo estado. O prefeito afirmou que sua primeira reivindicação nem seria a criação do estado, mas a garantia à população paraense do direito de dizer se quer ou não a divisão do território.
O prefeito de Redenção (PA), Mário Moreira, também defendeu a realização de plebiscito com a população para decidir a redivisão do território. Ele é a favor da criação do estado do Carajás.

Estado do Tapajós
O deputado estadual no Amazonas e presidente de Comissão Especial que estuda a divisão territorial daquele estado, Sinésio Campos, também manifestou-se a favor da criação do estado do Tapajós. "Emancipação é a palavra de ordem hoje no Brasil", destacou o parlamentar.
O representante do Comitê Pró-Criação do estado do Tapajós, Odair Correia, sustentou a teoria de que o Amazonas precisa ser redescoberto pelos brasileiros. Segundo ele, os parlamentares que conhecem a realidade dos amazônidas (quem nasce ou mora na Amazônia) são unânimes na idéia de redivisão como mecanismo de desenvolvimento. O plebiscito será, na sua opinião, o melhor meio de saber se o povo deseja ou não essa reorganização geopolítica. "A Constituição Federal precisa ser cumprida. O projeto que trata da criação do Tapajós está parado na Câmara e deve ser votado", defendeu Correia, mostrando-se especialmente preocupado com o problema das famílias desintegradas que buscam em outros estados da federação um meio de sobrevivência, quando poderiam permanecer no próprio estado.
O deputado Zequinha Marinho (PSC-PA) apresentou requerimentos assinados por alguns parlamentares, pedindo urgência para a apreciação dos projetos sobre a criação dos estados do Carajás e Tapajós e criticou a discussão que se tem feito na Casa a respeito do assunto.



Reportagem - Reportagem - Beth Veloso e Patrícia Araújo
Edição - Malena Rehbein

SIGA-NOS NO Google News