Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS terá só duas etapas de vacinação a partir de 2006

Campo Grande News - 06 de outubro de 2005 - 08:35

A partir de janeiro de 2006, serão duas etapas de vacinação no ano.
Para criadores do Planalto a 1ª fase é de 1º a 31 de maio abrangendo animais de mamando a caducando e para os do Pantanal que optarem por vacinar neste período o prazo expira em 15 de junho.
A segunda etapa obrigatória ocorre de 1º a 30 de novembro, quando devem ser vacinados animais de até 24 meses. Os pecuaristas do Pantanal que escolherem este período terão até 15 de dezembro para vacinar.
A opção deve ser feita no momento de abertura ou reabertura da ficha sanitária do escritório da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e só poderá ser alterada mediante pedido, fiscalização e deferimento pela autoridade sanitária. Este ano as vacinações seguem o cronograma antigo com a última fase, de mamando a caducando, iniciando em 1º de novembro. A fiscalização e controle da portaria competem à Iagro observando documentos e movimentações físicas.
A supressão de uma etapa de vacinação é o início de um caminho que será percorrido rumo ao status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Esta é a condição para ingressar em mercados importantes como o Japão e os Estados Unidos.
A mudança pode proporcionar ao produtor rural economia de cerca de R$ 17,5 milhões, considerando rebanho de 7 milhões de bezerros e custo de R$ 2,5 por animal, somando vacina, taxa e mão-de-obra, segundo o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Laucídio Coelho Neto.
Hoje também foi publicada no DOE portaria que desobriga produtores rurais a entregarem frascos vazios de vacina antiaftosa como comprovação da imunização, outro pleito antigo do setor.

SIGA-NOS NO Google News