Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

MS tem 1 dos 4 municípios com conselho de direitos gays

Campo Grande News/ Ângela Kempfer - 13 de maio de 2010 - 19:25

Em todo o Brasil, apenas quatro municípios têm conselhos municipais de defesa dos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. Uma dessas exceções está em Mato Grosso do Sul.

Amambai é destaque no levantamento divulgado nesta quinta-feira pelo IBGE, com perfil dos municípios brasileiros.

No País, 126 cidades informaram ter políticas específicas para esse grupo, o que significa 2,3% do total de municípios do País.

Em relação a existência de conselhos, também estão na lista São Paulo (SP), Pelotas (RS) e Diadema (SP).

O IBGE adverte que outros locais também pode já ter criado esse espaço de discussão, fiscalização e propostas de ações voltadas aos homossexuais, mas não informaram aos pesquisadores.

Pelos dados do IBGE, os conselhos mais presentes nas cidades, em 2008, eram os tutelares (55%) e de Direitos da Criança e Adolescente (71,9%).

Luta - A presidente da Associação das Travestis e Transexuais de Mato Grosso do Sul, Cris Stefany, avalia que a dificuldade de criação de conselhos que representem os homossexuais é resultado do pouco tempo do movimento organizado em Mato Grosso do Sul, “mas já avançamos muito nas discussões com poder publico para a implantação”, garante.

Segundo ela, atualmente as entidades que representam esse público já estudam regimentos de outros locais onde foram criados conselhos para conhecer as experiências e defender a idéia em Campo Grande e no interior.

“Esses conselhos têm o poder de pressão, cobrança, denúncia, combate à homofobia, ações para fortalecer a nossa luta”, lembra.



SIGA-NOS NO Google News