Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Gado de Minas sofre com uma doença que ataca a corrente sanguínea do animal

Agência do Rádio - 11 de agosto de 2014 - 06:47

 O surto de uma doença bovina tem dado prejuízos e assustado produtores de gado do centro-oeste de Minas Gerais. A doença é a tripanossomose bovina, um protozoário que ataca a corrente sanguínea do animal e rouba os nutrientes. Segundo especialistas, essa praga é comum no Pantanal, mas nos últimos anos tem se espalhado pelo País. Só no ano passado, no Triângulo Mineiro, 200 cabeças de gado foram perdidas com o surto. É a primeira vez que a doença aparece no centro-oeste do estado. Além da cidade mineira de Biquinhas, a tripanossomose também foi diagnosticada nos municípios de Morada Nova de Minas, Martinho Campos e Pompéu. O produtor José Roberto Gomes mora em Prata, cidade que também foi afetada pelo surto, e perdeu metade do rebanho de gado. Segundo ele, os prejuízos são incalculáveis.

"De dois anos para cá a coisa surgiu e começou a agravar numa situação. Eu tinha 400 cabeças, perdi duzentas cabeças. A produção do leite caiu pela metade, menor fertilidade do rebanho. Na demora com a identificação do problema, na dificuldade de encontrar o problema tem o emagrecimento dos animais e um alto índice de mortalidade."

A Tripanossomose bovina é transmitida por agulhas usadas em mais de um animal ou por moscas que picam e sugam o sangue e passam para outros animais. De acordo com a coordenadora do Instituto Mineiro de Agropecuária, Kênia Guimarães, a prevenção pode ser feita de duas formas.

"Fazer um controle efetivo com inseticidas de efeito residual contra as moscas e não usar uma mesma agulha para mais de um animal, para vário animais. Então, de preferência, ou usar agulhas descartáveis, para cada animal descarta aquela agulha ou se não for agulha descartável que seja uma para cada animal e assim que usou procede a higienização, a esterilização para num outro momento usar aquela agulha no mesmo animal."

 Segundo o Sindicato Rural do estado, muitos produtores não têm conseguido comprar o medicamento para tratar a tripanossomose.O remédio, importado da Venezuela, não é reconhecido pelo Ministério da Agricultura. O estado de Minas Gerais é o segundo maior produtor de gado do Brasil, segundo a Food and Agriculture Organization.

Com a colaboração de Victor Maciel, reportagem, Henrique Carmo

SIGA-NOS NO Google News