Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Febre aftosa ajuda elevar preço da carne na Argentina

Inara Silva / Campo Grande News - 01 de novembro de 2005 - 14:13

O preço da carne bovina na Argentina atingiu o Mario preço do ano, sendo que o quilo vivo do gado está em 2,49 pesos no mercado de Liniers (Buenos Aires), onde é comercializada cerca de 20% da carne argentina. No acumulado do ano, a alta de preços é de quase 25%. Segundo reportagem da Folha Online, a elevação do preço deve-se ao aumento da demanda gerado pelo crescimento econômico, pela descoberta de focos de febre aftosa no Brasil e pela ocorrência de gripe aviária em diversos países do mundo.
O governo tem pressionado as empresas e produtores rurais argentinos a não remarcar os preços como forma de conter a inflação e os frigoríficos e supermercados chegaram a firmar um acordo com o governo em que se comprometiam a não reajustar o preço da carne para o consumidor até 15 de dezembro.
No entanto, segundo o jornal "Clarín", três fatores contribuíram para elevar o crescimento de 10% no consumo de carne e manter os preços em alta: 1) o próprio crescimento econômico; 2) a ocorrência da febre aftosa no Brasil, que aumentou a demanda pelo produto argentino; 3) a epidemia de gripe aviária, que tem elevado o consumo da carne bovina.
O governo ameaça aumentar o imposto para a exportação de carne caso o aumento dos preços cobrados no mercado de Liniers seja repassado ao consumidor. As informações são da Folha Online.

SIGA-NOS NO Google News