Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Estresse no trabalho pode causar a Síndrome de Burnout

Agência do Rádio - 04 de março de 2008 - 08:06

A dificuldade em lidar com o trabalho pode provocar sérios problemas psicológicos. Conhecida como Síndrome de Burnout ou "Síndrome do Esgotamento Profissional", a doença causa fadiga crônica, dores pelo corpo e depressão. Geralmente, pessoas com profissões desgastantes, de carga horária extensa e que lidam diretamente com o público estão mais propensas a desenvolver o problema. Segundo o psicólogo Danilo Assis, a baixa auto-estima e o desinteresse emocional pelo trabalho são sintomas típicos da Síndrome de Burnout, assim como a agressividade e a ansiedade. Expectativas profissionais frustadas e cansaço excessivo podem ser o ponto de partida. Mas o mal tem tratamento. Basta que o paciente fique atento a essas características e procure o tratamento adequado. É o que explica o psicólogo Danilo Assis.

"A psicoterapia, por exemplo, a psicoterapia cognitiva que lida com as emoções, com estados de consciência, e a terapia comportamental, que são as alterações do comportamento no seu cotidiano, estas são terapias, realmente, mais eficientes para a Síndrome de Burnout. Agora, eu sugiro que a pessoa fique mais atenta, que ela procure fazer algum tipo de meditação, algum tipo de exercício aeróbico e que procure um profissional na área da psicologia ou na área da psiquiatria."

O psicólogo lembra que a prática regular de exercícios físicos é essencial na prevenção da Síndrome de Burnout. Para ele, uma das dicas preciosas para se livrar da doença é realizar atividades prazerosas fora do horário de trabalho.

De Brasília, Cynthia Ribeiro

SIGA-NOS NO Google News