Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Eleição na Câmara - Conheça o candidato Aldo Rebelo

Fabiana Vezzali / Campo Grande News - 28 de setembro de 2005 - 16:59

Ex-ministro da Coordenação Política do governo Lula, o jornalista Aldo Rebelo (PCdoB-SP) ingressou na vida política em 1976, quando foi secretário-geral da União Nacional dos Estudantes (UNE). Desde então, foi vereador e por quatro vezes deputado federal pelo PCdoB. Antes, esteve filiado por cinco anos ao PMDB.

Aos 45 anos, Aldo concorre à presidência da Câmara como candidato do governo, com o apoio do seu partido, do PT e do PSB. Na última eleição, o ex-deputado Severino Cavalcanti derrotou em segundo turno o candidato do governo Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) por 300 a 195 votos.

Aldo Rebelo foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Nike/Confederação Brasileira de Futebol, que concluiu os trabalhos em 2001 e discutiu a estrutura das entidades do futebol e a legislação para contratação dos jogadores.

O deputado é também um dos que criticam o uso excessivo de palavras estrangeiras na língua portuguesa. Em 1999, foi autor do projeto que pretende regular o uso dos "estrangeirismos".

Em 2003, tornou-se líder do governo Lula e relatou o projeto de Lei de Biossegurança. Outros projetos de sua autoria tratam da inclusão de adolescentes com faixa etária dos 12 aos 18 anos no Programa de Proteção à Testemunha e a obrigatoriedade do exame prévio do material genético para a cremação de cadáveres. Sua proposta mais recente institui o dia 31 de outubro como o Dia do Saci.

SIGA-NOS NO Google News