Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Delcídio lança plano para recuperar o rio Taquari

Cadú Bortolotto - assessoria - 13 de novembro de 2008 - 16:50

O senador Delcídio Amaral (PT/MS) estará em Corumbá no dia 8 de dezembro para lançar, ao lado dos integrantes do Grupo de Trabalho Interministerial-GTI , do governo federal, o programa de ações de recuperação do Rio Taquari, que há 30 anos sofre um processo de assoreamento considerado como um dos maiores desastres ecológicos do país.

A data de lançamento das ações foi definida em reunião realizada em Brasília. Ficou decidido também que no dia 9 de dezembro, um dia após o anúncio oficial das medidas em Corumbá, o mesmo programa será lançado em São Gabriel do Oeste, na Região Norte do Estado, onde nasce o Rio Taquari.
Delcídio está trabalhando no Orçamento da União de 2009, no sentido de captar recursos para as ações definidas no relatório.

“Estou empenhando em liberar verbas ainda este ano, através de emendas de bancada minhas e do deputado Biffi, para iniciarmos definitivamente a recuperação do rio, sem dúvida alguma o maior desafio que temos pela frente para proteger o Pantanal e o homem pantaneiro”, disse o senador.

Recuperação

Um dos principais afluentes da bacia hidrográfica da planície pantaneira, o Taquari sofreu um dos maiores desastres ambientais do País. A pedido de Delcídio, o governo federal assumiu o compromisso de intervir tecnicamente para salvá-lo e recuperar também uma porção expressiva do Pantanal, hoje inundada permanentemente. Com esse objetivo foi criado no âmbito da Presidência da República o Grupo de trabalho Interministerial que norteia as intervenções no rio.
Entre as ações a serem anunciadas no dia 8 de dezembro , em Corumbá, está a criação de um comitê gestor com atribuições normativas, deliberativas e consultivas para gerenciar o programa. O colegiado terá a participação dos ministérios e entidades que integram o GTI.
Os primeiros estudos para subsidiar as intervenções no Rio Taquari estão sendo desenvolvidos pela Administração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai-AIHPAR, que já concluiu o diagnóstico ambiental e em janeiro apresenta as recomendações que darão embasamento às medidas que visam melhorar a navegação, com o fechamento dos locais arrombados e a dragagem do canal.
A segunda etapa do trabalho começa esta semana, com sobrevôos no trecho a ser recuperado – da Boca do Zé da Costa ao Caronal – para levantamento de banco de dados, com acompanhamento por terra de uma equipe responsável pelo serviço de batimetria. O Ministério dos Transportes investe R$ 600 mil nesse estudo de viabilidade técnico-ambiental.

SIGA-NOS NO Google News