Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Curso sobre manuseio da pele de peixe atrai empresários

30 de março de 2007 - 12:23

Cassilândia News
Cassilândia News

O curso ministrado em Coxim ensina desde o preparo da pele de peixe até o acabamento, deixando as peças prontas para a confecção de roupas e acessórios

Com o apoio do Sebrae em Mato Grosso do Sul e a parceria com a Arpeixe, associação formada por 14 mulheres de Coxim – pescadoras e esposas de pescadores que confeccionam peças de artesanato com couro de peixe – será oferecido o curso “Curtimento ecológico e acabamento em pele de peixe”, nos dias 6, 7 e 8 de abril. O treinamento irá capacitar dez pessoas para trabalhar com a técnica do preparo da pele, deixando o couro pronto para ser utilizado em peças de vestuário e acessórios.
Neste evento, o grupo vai receber uma empresária portuguesa que vem ao Brasil especialmente para aprender a técnica e negociar com a Arpeixe a importação dos produtos já prontos para serem comercializados. O curso atraiu ainda dois piscicultores de São Paulo, que trabalham com o cultivo de peixes em grande escala, e também dois pesquisadores da Universidade do Pará, que querem aprender e estudar a técnica para implantá-la no Estado.
Para a coordenadora do Escritório Regional do Sebrae no município de Coxim, Flávia Rosa dos Santos Silva, o que mais chama a atenção é que a matéria prima é nobre e sem danos ambientais. “Quando o produto é apresentado aos outros Estados, as pessoas ficam encantadas com a beleza retratada nas peças - o couro e o designer moderno”, afirma.
O curso será ministrado por Marlene Mendonça, associada e uma das fundadoras da Arpeixe. “Depois que nosso trabalho ficou conhecido, muitas pessoas nos procuram para aprender a técnica, já que utilizamos tecnologia própria para curtir e tingir o couro do peixe, o que além de inovador, não agride o meio ambiente”, explica Marlene.
As aulas serão das 8h às 11 horas e das 13 às 17 horas, no núcleo de Produção da Arpeixe, em Coxim, que fica na Rua Herculano Pena, 156. Os interessados em participar do curso podem ligar na Associação, através dos telefones (67) 9603-0114 ou (67) 3291-3984.

SIGA-NOS NO Google News