Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como não exagerar no consumo de álcool durante as festas

Agência do Rádio - 21 de dezembro de 2006 - 05:26

Nesta época de festas e confraternizações, quando o assunto é bebida, muita gente acaba passando da conta. E exagerar na dose significa acordar no dia seguinte com um mal-estar generalizado, principalmente dor de cabeça e desidratação. Para quem quer aproveitar as comemorações sem problemas, a dica é brindar com uma quantidade moderada de álcool e não se esquecer de intercalar a bebida com água ou sucos. É fundamental, também, não ficar mais de três horas sem se alimentar. Quando o processo de digestão é dividido entre bebida e comida, o organismo torna mais lenta a entrada do álcool na corrente sanguínea. A quantidade ideal de doses para cada pessoa varia, como explica a nefrologista Daniela Salomão.

"O que é recomendado em linhas ge rais é, no máximo, para homem de seis drinques por noite e para mulher, quatro. Mas lembrando sempre que depende do peso corporal de cada um e do hábito de beber. Pessoas magras que estão abaixo do peso, por exemplo, homem até 60 quilos e mulher até 50 quilos, beber, se possível, muito pouco."

Misturar bebidas destiladas e fermentadas não é uma boa idéia. Sem a noção da quantidade de teor alcoólico que está ingerindo, a pessoa acaba exagerando. Por isso, é melhor continuar com um mesmo tipo de drinque a noite toda. E se no dia seguinte a dor de cabeça e o mal-estar incomodarem, os melhores remédios são a hidratação e uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e carnes magras.

De Brasília, Eline Santos





SIGA-NOS NO Google News