Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Como clarear os dentes: métodos caseiros funcionam?

Minha Vida - 21 de janeiro de 2016 - 16:00

Todos querem dentes mais claros, e muitas pessoas recorrem a métodos caseiros para atingir esse resultado. No entanto, nem sempre isso vale a pena. Métodos como esfregar frutas e cascas, bicarbonato de sódio podem tirar manchas externas, por abrasão, por esfoliação externa do esmalte dentário, que parte branca e mais externa do dente; esses métodos não tem o poder de provocar o clareamento dental de fato, por não possuírem peróxidos (derivados da água oxigenada própria para o clareamento dentário), que são as únicas substâncias capazes de oxidar a estrutura dentária, clareando-a.

O consumo de frutas como maçã, podem sim ajudar a manter os dentes sempre brancos e saudáveis por ajudar a limpar a superfície dentária, serem saudáveis e terem muitas fibras e água e por conter ácido málico. Mas essa atuação no esmalte dentário é apenas superficial, conforme explicado anteriormente, e deve-se higienizar a boca na sequência como se deve fazer sempre após qualquer refeição, passando fio/fita dentária e usando uma escova de boa qualidade para remover os restos alimentares.

As frutas contêm açúcares, a frutose, que se ficam em contato com a superfície dentária por mais tempo do que o normal, ou são esfregados nos dentes ou mesmo usados em bochechos, podem provocar cáries, por desmineralização, e por agregarem-se ao biofilme dentário (placa bacteriana); além disso, as frutas contém ácidos que podem provocar remoção do cálcio do esmalte dentário, provocando alguma perda de hidroxiapatita (que contém cálcio), manchas brancas, hipersensibilidade na dentina (dentinária).

Já a levedura de cerveja pode clarear por remover manchas externas e bem superficiais (que ficam do lado de fora do esmalte), por promover um polimento, mas não clareia a parte de dentro da estrutura dentária, por não conterem peróxidos, substâncias que oxidam as manchas de dentro do dente. Deve-se tomar cuidado com essas misturas porque podem provocar queimaduras na mucosa (bochechas, língua, céu da boca) e mudança na flora bucal, promovendo um desequilíbrio, o que pode provocar doenças como aftas, úlceras e ardores.

O paciente deve sempre procurar um cirurgião-dentista caso deseje clarear seus dentes de forma eficaz, segura e duradoura, pois a forma popular, que em geral está na internet, não é eficiente e ainda pode prejudicar os dentes, a gengiva e a saúde em geral dos pacientes. O barato e mais simples pode sair muito caro.

SIGA-NOS NO Google News