Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Comissão encerra negociações para repatriar brasileiros

Iolando Lourenço/ABr - 08 de janeiro de 2004 - 08:16

A comissão externa do Congresso, que se encontra nos Estados Unidos acompanhando a situação dos brasileiros presos naquele país por imigração ilegal, encerrou ontem as negociações com o governo norte-americano para trazer de volta ao Brasil os cerca de 1.100 brasileiros que respondem processos na justiça ou aguardam extradição.

De acordo com a Agência Câmara, o senador Hélio Costa(PMDB-MG) informou que o governo norte-americano concordou com a proposta da comissão e que a cada 15 dias , 200 brasileiros detidos serão repatriados em vôo fretado e custeado pelo governo daquele país.

O senador Hélio Costa, que integra a comitiva juntamente com o senador Marcelo Crivella(PL-RJ) e o deputado João Magno(PT-MG), disse que entraria em contato com o governo brasileiro para fechar os últimos detalhes. “Nós estamos agora para fazer os contatos com o Itamaraty, diretamente com o ministro Celso Amorim, e com o ministro Marcio Thomaz Bastos, da Justiça, para podermos finalizar os entendimentos, disse.

Ainda de acordo com Hélio Costa, serão necessários cinco vôos, porque a comissão constatou a existência de mais de 922 brasileiros presos e a maioria deles quer voltar ao Brasil imediatamente. “Nesta quinta-feira, nós vamos estar na cidade de Florence, para a última etapa de visitas às instituições onde estão os brasileiros, porque lá há cerca de 300 detidos”, disse.

SIGA-NOS NO Google News