Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Começa sessão para votar processo de cassação

Iolando Lourenço/Agência Câmara - 08 de março de 2006 - 20:49

A Câmara iniciou, há pouco, sessão destinada a votar o processo de cassação do deputado Professor Luizinho (PT-SP). Como o relator do processo, deputado Pedro Canedo (PP-GO), ausentou-se do plenário, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), designou o deputado Orlando Fantazzini (Psol-SP), para fazer a leitura do parecer do Conselho de Ética que recomendou a cassação do mandato do parlamentar petista.

Neste momento, o deputado Professor Luizinho faz sua defesa. Ele é acusado de ter recebido, ilegalmente, dinheiro do empresário mineiro Marcos Valério de Souza, apontado como operador de um suposto esquema de pagamento de mesadas a parlamentares.

Um assessor do deputado é acusado de ter sacado dinheiro das contas de Marcos Valério. No Conselho de Ética, Luizinho se defendeu dizendo que o dinheiro foi utilizado para pagar a campanha de um candidato vereador na Grande São Paulo. O deputado disse que não sabia a origem do dinheiro, que teria sido sacado por orientação do então tesoureiro do Partido dos Trabalhadores, Delúbio Soares.

Professor de matemática no ensino público, Luizinho foi diretor da Associação de Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Um dos fundadores do PT, foi vereador em Santo André e depois deputado estadual. Em seu mandato na Câmara, em Brasília, foi líder do PT na oposição, em 1992 e 1993, e depois líder do governo federal na Câmara, durante o mandato de Luiz Inácio Lula da Silva.


SIGA-NOS NO Google News