Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia Notícias relembra fatos registrados de José Ancelmo dos Santos - Parte III

Homenagem a memória de José Ancelmo dos Santos

Redação - 04 de junho de 2021 - 15:54

Luizinho viaja amanhã com José Ancelmo

Aline Avancini - 27 de setembro de 2005 - 15:32

O deputado estadual Luizinho Tenório (PL) viajará, amanhã, na companhia do presidente do Tribunal Regional de Contas de Mato Grosso do Sul (TRC/MS), José Ancelmo dos Santos, para o município de Aparecida do Taboado e de Camapuã.
"O doutor José Alcelmo irá recer o título de cidadão em Aparecida e em Camapuã. Com o intuito de acompanhá-lo na homenagem, também pretendo verificar quais são as necessidades emergenciais da população local", frisou Luizinho. "Na ocasião, também participaremos das comemorações do aniversários das cidades", finalizou o parlamentar.

Cassilândia: José Ancelmo se emociona ao receber notícia

31 de maio de 2006 - 08:24

José Ancelmo e o presidente do Sindicato Valdir na entrega do carro ao campeão 2005Dalmo Cúrcio
José Ancelmo e o presidente do Sindicato Valdir na entrega do carro ao campeão 2005Dalmo Cúrcio

O presidente do Tribunal de Contas de MS José Ancelmo dos Santos se emocionou ontem ao saber pelo Cassilândianews, que foi escolhido para inaugurar a Estátua do Peão, dia 8 de junho, quando de sua visita à Cassilândia. A informação é de sua secretaria de imprensa. A diretoria do Sindicato Rural escolheu o nome de José Ancelmo, porque é o maior incentivador da Festa do Peão de Cassilândia.
Segundo o presidente do TCE, a Festa do Peão é uma das maiores referencias da nossa tradição cabocla e além de tudo uma das grandes paixões de sua vida.

Fotogaleria: José Ancelmo inaugura Estátua do Peão

09 de junho de 2006 - 09:44

Genivaldo Nogueira
Genivaldo Nogueira

O presidente do Tribunal de Contas inaugurou a Estátua do Peão, instalada na rotatória do recinto da Festa do Peão. Esteve presente o peão homenageado, Cassius Clay, considerado o melhor de todos os tempos de Cassilândia. A solenidade foi prestigiada pelo prefeito, vice, secretários, vereadores, entre outras autoridades.

Fotohistória - Olhe quem está na foto

19 de julho de 2006 - 15:23

arquivo pessoal
arquivo pessoal

Carmozina Aparecida Silva, colaboradora assídua do Cassilândianews, manda a foto, da primeira reforma da ponte de madeira que liga Cassilândia ao Estado de Goiás. O garoto da foto é o hoje presidente do Tribunal de Contas de MS, José Ancelmo dos Santos. As garotas são as primas dele de Três Lagoas e a menorzinha a Carmozina.

José Ancelmo se diz realizado em homenagem no Rotary

Luis Junot - 27 de outubro de 2006 - 19:40

Durante a solenidade de homenagens promovida ontem, à noite pelo Rotary Club de Campo Grande / São Francisco, de reconhecimento profissional 2006/2007 á personalidades da sociedade sul-mato-grossense, por destaque no setor público, o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS), José Ancelmo dos Santos, declarou-se realizado após quatro anos à frente da Corte de Contas de MS.

Ancelmo afirmou que considera o TCE um dos órgãos mais importantes da administração pública, porque é responsável pelo controle dos gastos públicos. O presidente lembrou que ao assumir o Tribunal, uma pesquisa de avaliação revelou que apenas 7% da população tinham conhecimento sobre a sua função. “Para reverter esse quadro, criamos a Ouvidoria, através da qual abrimos canais de comunicação com o cidadão. Desenvolvemos projetos e ações, como Encontros Regionais, TCE na Escola, Espaço Cultural e tantas outras ações, que agora chego ao final do meu segundo mandato, realizado”.

Ele também destacou a importância da homenagem recebida. “O Rotary é uma das instituições mais importantes do mundo, que até assento na Organização Mundial de Segurança possui coisa que muitos países ainda tentam conquistar, daí a emoção e orgulho ao receber esse prêmio”, disse.

Para Carlos José Roledo, presidente do Rotary / São Francisco, José Ancelmo com dinamismo implantou no TCE/MS ações que resultaram na transparência das contas públicas. “Ele aproximou a Corte Fiscal do cidadão, orientando e educando gestores públicos e desenvolvendo o exercício de cidadania entre os jovens”, destacou.

Os outros homenageados foram: Marco Aurélio Lopes de Moura que se destacou no segmento do esporte, Orcidney Bisolis, médico com destaque na área da Saúde; Osmar Ferreira Bastos, comunicador e médico veterinário e Takako Katsuren Guenka (Bassan), uma das feirantes mais antigas que contribuiu na inclusão do sobá, no cardápio de MS. O Rotary busca homenagear a excelência e altos padrões de ética no ambiente de trabalho, com destaque na sociedade.

De acordo com Roledo, os homenageados foram indicados por sócios do clube e tiveram seus nomes aprovados por se destacarem em seus segmentos. Outras duas personalidades também receberam homenagem especial. Hélio Mandeta e Luiz Felipe Terrazas Mendes receberam homenagem especial por companheirismo ao presidente rotariano

A indicação do nome do conselheiro presidente, José Ancelmo dos Santos foi feita pelo rotariano e auditor de controle externo do TCE/MS, Antônio Elias das Neves Ferreira de Morais. O Rotary Club de Campo Grande / São Francisco tem como vice-presidente, José Pedro Moura; 1º secretário, Francisco Vieira da Rosa e como 1º tesoureiro, Antônio Gomes de Moraes

Fotohistória: Num dia de 1976...

30 de janeiro de 2007 - 12:43

Arquivo pessoal de José Oliveira Tenório
Arquivo pessoal de José Oliveira Tenório

A foto foi tirada em 1976 na residência de José Oliveira Tenório. Da esquerda para a direita, Manoel Afonso, Valdomiro Alves Gonçalves, Édio Amim, Conceição Garcia de Freitas, Arnaldo Martins Gimenez, João Ferreira Alvarenga e José Ancelmo dos Santos.
Manoel Afonso é advogado e jornalista em Campo Grande. Valdomiro foi deputado estadual e federal, bem como promotor de justiça, também residente na capital.
Édio Amim (cartorário), Conceição (topógrafo) e João Marins (agrimensor) residem em Cassilândia. Arnaldo foi advogado em Cassilândia, voltou para Bauru, ainda na década de 70, onde faleceu.
José Ancelmo, foi vice-prefeito de Cassilândia, presidente do sindicato dos agentes fazendários, secretário de Estado do governo Wilson Barbosa Martins e, atulamente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, residindo em Campo Grande.

Morre pioneira de Cassilândia; mãe do José Ancelmo

13 de abril de 2007 - 07:09

Maria Francisca dos Santos, 81 anos, uma das pioneiras de Cassilândia, morreu na noite de ontem, no Proncor, em Campo Grande, onde estava internada devido a problemas respiratórios. Mãe, do conselheiro do Tribunal de Contas, José Ancelmo dos Santos, transferiu residência para a Capital, há alguns anos.

O sepultamento está previsto para hoje, no período da manhã e o velório está sendo realizado no Memorial Park.

SIGA-NOS NO Google News