Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cassilândia Notícias relembra fatos registrados de José Ancelmo dos Santos - Parte II

Homenagem a memória de José Ancelmo

Redação - 04 de junho de 2021 - 15:37

Cacique do Ar: a sua história contada por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 27 de julho de 2004 - 11:25

Cassilândia News
Cassilândia News

Cine Maracanã: o público delirava com Tarzan enfrentando crocodilos; com o jeitão atrapalhado do Mazaroppi; com as chanchadas do Oscarito e Grande Otelo: com a pontaria do John Wayne e o talento de outros ídolos de uma época ingênua e romântica. Para a cidade pequena, o cinema, localizado nos fundos do bar do Deodato, onde hoje é o”Porteirão”, bastava. De propriedade do Donato e do Acy Barbosa Sandoval (Balofo), foi inaugurado em 1960, e tinha gerador próprio de energia, com o Quarentinha (falecido ano passado em Goiânia) sendo o operador do projetor. A praça era de grama e chão batido, onde jogava-se futebol; o prefeito João Albino, o governador João Ponce de Arruda e o presidente JK. Foi ano de eleições: eleitos Fernando Correia e Jânio Quadros. Era ali o ponto de encontro da juventude, onde se discutia futebol e se paquerava, com os rapazes tendo direito a brilhantina, calça de linho impecável e camisa “volta ao mundo”. As moças – de saia plissada bem abaixo do joelho. Mini-saia nem pensar! A energia elétrica da cidade era fornecida pelo Chico da Luz desde 1953, que cobrava pelo número de “bicos” do consumidor.
Imaginem a juventude dourada da época, sem grandes opções de lazer, ouvindo as músicas do serviço de auto falante do cine Maracanã: Nelson Gonçalves, Altemar Dutra, Agnaldo Timóteo, Angela Maria, Nilton Cesar,Teixerinha, Roberto Carlos e Wanderleia, entre outros. Pois é, esse som existia graças a iniciativa dos inseparáveis Zé Ancelmo e Hugo Silva – que anunciavam a programação cinematográfica e veiculavam anúncios do comercio local. Os locutores, é claro, eram os dois.
Mas com o crescimento da cidade, o cine Maracanã deu lugar ao Cine Alvorada, ( atual Malule), construído pelo Donato e inaugurado em 13 de junho de 1964: um prédio imponente, e o serviço de auto falante foi para um prédio alugado em frente a praça, funcionando em dois períodos: de manha (Hugo) e à tarde (Zé). Conta-nos Zé Ancelmo que a cidade parava ao ouvir “A Ave Maria”, que antecedia ao anúncio de falecimento Anote-se que a “empresa” ganhou nova e definitiva denominação: “Cacique do Ar”. Nesta época, Orfeu Cardoso (o Miguin), filho do Salvador Cardoso estreou como locutor e depois substituiu Quarentinha como operador do projetor no cinema.
Mas com o ingresso de Zé Ancelmo na Secretaria da Fazenda, o serviço de auto falante acabou vendido para Lauro Souza, dinâmico , que promoveu o teatro, concurso de cantores, e outros eventos que congregavam o melhor da juventude estudantil e da sociedade. Aliás, logo quando eu e o Girotto chegamos à cidade, em 1974, participamos como jurados destes eventos nas manhãs dominicais. Foi ele que incentivou a fundação do “GEMA”, e foi seu primeiro presidente e responsável pela construção da primeira quadra de esportes da cidade. Uma glória para a época. O “Cacique” era o porta-voz da cidade, nos momentos de alegria e de dor. Se a população – que não via ainda a televisão – tinha apenas nas emissoras de rádio de São Paulo as fontes de informações e entretenimento, o “Cacique” cumpria e bem seu papel naquele contexto social.
Lauro Souza resistiu bravamente com o “Cacique do Ar” até a inauguração da Rádio Patriarca em 3 novembro de 1.984, sendo o locutor oficial da cidade, na recepção às autoridades, nos comícios e outros acontecimentos que exigiam um profissional de excelente voz. Podia-se até discordar dos bordões ufanistas ou do excesso de entusiasmo do Lauro nos comícios, mas não se pode negar sua competência e vibração que vinha do fundo da alma. Esse o Lauro, cuja imagem ficou associada ao “Cacique do Ar”, a quem – rendemos aqui nossa homenagem, juntamente com o José Ancelmo e Hugo Silva . Por tudo que fez, Lauro é parte da história da cidade; ajudou a escrever capítulo importante e portanto não pode ser esquecido.
Fica o registro. E resta a saudade de um tempo que não volta mais.

(O autor é advogado e comentarista
da TV-Record-MS – C. Grande)

Ecos do Reencontro: desfile

23 de agosto de 2004 - 11:34

Dalmo Cúrcio
Dalmo Cúrcio

José Ancelmo, João Girotto e Manoel Afonso em conversa animada, aguardando o ínicio do desfile do Cinquentenário de Cassilândia.

Ecos do Reencontro: Zé Ancelmo e amigos

21 de agosto de 2004 - 08:32

Dalmo Cúrcio
Dalmo Cúrcio

José Ancelmo dos Santos aparece na foto com a esposa Sonia, Sebastiana de Castro, Cida e Dórinha. Tiana, Cida e Dórinha foram as responsáveis pelo pic nic do Reencontro, que teve a presença de mais de 600 pessoas. Na ocasião foi plantada a árvore símbolo da cidade, o Ipê Roxo. A escolha foi feita em enquete promovida pela Rádio Patriarca.

Ecos do Reencontro: na casa do Riguetti

20 de agosto de 2004 - 09:37

Dalmo Cúrcio
Dalmo Cúrcio

O casal Evandro Luis Riguetti-Vanda recebeu amigos e familiares no sábado do Reencontro. Na foto, Sonia, esposa do presidente do Tribunal de Contas de MS, José Ancelmo, com o casal Girotto-Marisa, Bruna e o namorado Gian Carlo.

Zeca e José Ancelmo inauguram hoje a nova sede TCE

15 de outubro de 2004 - 06:57

O governador Zeca do PT e o presidente do TCE, o cassilandense José Ancelmo dos Santos, inauguram às 9h de hoje, novo prédio do Tribunal de Contas do Estado, que fica no Parque dos Poderes. Os investimentos na obra somam R$ 21 milhões.
O prédio tem 8,5 mil metros quadrados construídos, o dobro das atuais instalações, em prédios alugados, erguido em dois grandes blocos de dois pavimentos. No primeiro bloco vão funcionar o Protocolo Geral, setores administrativos, auditorias e gabinetes dos conselheiros, além do plenário, com capacidade para 179 lugares nas galerias.
Em outra ala, funcionarão as inspetorias e outros órgãos técnicos, incluindo do Ministério Público Especial. O estacionamento, para funcionários e visitantes, terá 320 vagas, segundo informações da agência popular de notícias.
Cassilandense é reconduzido à presidência do TCE

07 de dezembro de 2004 - 06:37

O cassilandense, José Ancelmo dos Santos, reeleito por mais dois anos, como presidente do Tribunal de Contas do Estado de MS, será reconduzido ao cargo hoje, às 10 horas. Também tomarão posse, Cícero de Souza, como vice e Paulo Saldanha, como corregedor geral. A solenidade está marcada par o salão nobre do Tribunal de Contas, em Campo Grande, contará com as presenças das maiores autoridades do Estado. De Cassilândia o prefeito eleito Donizete, o atual Jair, o deputado Luizinho, representantes da Câmara e de outras entidades.

Fotogaleria - posse no TCE/MS

09 de dezembro de 2004 - 14:30

Divulgação
Divulgação

O Governador Zeca do PT sendo recepcionado por José Ancelmo na sala da presidência do TCE/MS.

Foto do Dia: Valdomiro, Zeca e José Ancelmo

20 de maio de 2005 - 07:56

Dalmo Cúrcio
Dalmo Cúrcio

O flagrante foi colhido na noite de ontem pelo repórter fotográfico Dalmo Cúrcio. Na posse da Associação Comercial de Campo Grande, um momento de descontração entre o ex-deputado Valdomiro Gonçalves, o governador Zeca do PT e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Ancelmo dos Santos. Valdomiro e Zeca lembravam as articulações que eram feitas na Assembléia, quando trabalhavam juntos, sob o olhar atendo do José Ancelmo.

Fotogaleria: José Ancelmo e Tradição

03 de agosto de 2005 - 09:11

José Ancelmo, Sônia, Orizon e o Grupo TradiçãoGenivaldo Nogueira
José Ancelmo, Sônia, Orizon e o Grupo TradiçãoGenivaldo Nogueira

José Ancelmo é homenageado por dois municípios

Assessoria de Comunicação / Luiz Junot - 29 de setembro de 2005 - 16:46

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS), José Ancelmo dos Santos foi homenageado nesta quarta-feira (28) por dois municípios; Aparecida do Taboado e Camapuã recebendo o Título de Cidadão, conferido pelas Câmaras Municipais às pessoas que prestam relevantes serviços à sociedade.

Nos dois casos, o presidente do TCE/MS foi apontado como um homem público exemplar, desde o início de sua trajetória como advogado, passando pela Exatoria em Campo Grande, onde foi chefe e delegado; presidente do Sindifisco por dois mandatos; vice-prefeito de Cassilândia; secretário de Estado da Fazenda e atualmente, como conselheiro e presidente do TCE.

José Ancelmo afirmou em ambas homenagens que é um orgulho para ele e sua família, esse reconhecimento pelo seu trabalho. Como filho de Cassilândia, sua terra natal, Ancelmo destacou que “a partir de agora, serei mais um, tão empenhado quanto cada um de vocês na construção de um lugar que continue sendo, como o é, orgulho de todos os que vivem e trabalham aqui”.

O presidente do TCE informou que o trabalho desenvolvido no Tribunal é resultado do esforço de uma equipe, e não apenas de um homem só. Para ele, “o sucesso obtido é fruto da compreensão dos conselheiros, do Ministério Público Especial, dos técnicos, auditores e todos os servidores que vislumbram novos tempos. Em breve, estaremos fiscalizando nossos jurisdicionados em tempo real, e isso nos dará mais agilidade e transparência na correta aplicação dos recursos públicos”, disse.

De acordo com os vereadores proponentes das homenagens, Mauro Sampaio de Souza, de Aparecida do Taboado e Dr.Edward Wallace de Souza, de Camapuã, José Ancelmo dos Santos implantou um novo tempo no TCE, o de uma administração democrática, transparente e orientativa ao invés da punição.

Também os vereadores André Alves Ferreira e Almir de Oliveira Ávila, presidente das Câmaras Municipais de Aparecida do Taboado e Camapuã, respectivamente afirmaram que José Ancelmo merece o reconhecimento da sociedade, daí o porque de seu nome aprovado por unanimidade nas duas casas de leis.

As duas solenidades realizadas na quarta-feira foram prestigiadas pelos seus respectivos prefeitos Djalma Furquim e Moisés Nery, deputados estaduais, secretários municipais, empresários e principalmente, a comunidade local.

SIGA-NOS NO Google News