Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Brasileiro mudou hábitos alimentares, está mais gordo

Agência do Rádio - 28 de abril de 2008 - 07:46

Uma recente pesquisa do Ministério da Saúde revela que o brasileiro passou, nos últimos trinta anos, por mudanças nos hábitos alimentares e está mais gordo. Em 1975, 18 por cento dos homens e 28 por cento das mulheres estavam com excesso de peso. Atualmente, metade da população masculina do País e 38 por cento das mulheres estão acima do peso recomendado. Deborah Malta, coordenadora geral do Departamento de Análise da Situação da Saúde, cita uma série de fatores que influenciaram na mudança de perfil do brasileiro.


"Primeiro essa vida corrida, que faz com que as pessoas tenham uma alimentação não adequada, passaram a comer fora de casa, a comer uma alimentação não balanceada, muitos fazem uso de fast food, que é uma comida não saudável. Nós tivemos também uma redução da atividade física, então as pessoas estão mais sedentárias, passando muito tempo na frente da televisão, isso tem feito com que aumente enormemente a a proporção de pessoas com excesso de peso."

A coordenadora de Análise da Situação de Saúde lembra que problemas com excesso de peso não são uma exclusividade do Brasil. A Organização Mundial da Saúde confirma que, em todo mundo, dois bilhões de pessoas, acima dos quinze anos, sofrem com o excesso de peso. Ainda segundo Déborah Malta, para reverter a situação, a receita é uma só: alimentação balanceada e exercícios físicos regulares.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News