Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

BR: diz que reajustará combustíveis se petróleo não cair

08 de agosto de 2005 - 16:06

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, afirmou hoje que caso os preços do petróleo se estabilizem no nível atual --superior a US$ 60 o barril-- a estatal deverá realizar o reajuste de preços. Apesar disso, Gabrielli disse que ainda é cedo para verificar se a flutuação dos preços do petróleo já configura um novo patamar.

A manutenção dos preços da gasolina e do diesel pela estatal tem sido alvo de críticas do órgão regulador do setor. O diretor-geral-interino da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Haroldo Lima, já chegou a afirmar que o preço da gasolina no mercado doméstico está defasado em 30% em relação à cotação do petróleo no mercado internacional.

Gabrielli se recusou a comentar as declarações de Haroldo Lima, mas afirmou que a estatal trabalha com a idéia de que a volatilidade dos preços é importante para a demanda.

'Se estabilizar os preços nesse nível, vamos fazer algum ajuste, (...) mas ninguém garante [que isso ocorrerá]', afirmou Gabrielli.

Segundo o presidente da Petrobras, fatores como o fim do verão americano, que deve alterar a demanda, a perspectiva de aumento da produção no segundo semestre por parte do mercado e a estabilização geopolítica na região do Oriente Médio suscitam dúvidas sobre a possibilidade de o barril de petróleo continuar a trajetória de aumento de preços.

Além disso, Gabrielli citou também a perspectiva de juros mais altos nos EUA como fator de atração de capitais especulativos investidos hoje no mercado de petróleo.

O presidente da Petrobras participou hoje da posse do novo presidente da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Odilon Marcuzzo.


Informações : Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News