Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Benefícios da atividade física em pessoas com asma

Gazeta Esportiva - 13 de setembro de 2017 - 11:00

Algumas pessoas começam a sentir chiados e aperto no peito, aliado a uma dificuldade para respirar e cansaço. O uso de broncodilatadores e medicamentos para seu controle é um tratamento bastante eficiente e que deve ser somado a melhora de outros fatores para que se tenha maior conforto e bem-estar no dia a dia.

Estamos falando da asma que, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, pode surgir em adultos ou crianças, fazendo com que a qualidade de vida seja comprometida devido aos seus sintomas e complicações.

Nesse quesito, a prática de atividade física é um dos fatores fundamentais para o controle do estado clínico, visto que favorece o aumento da capacidade pulmonar e respiratória e que, aliado à redução do peso corporal a níveis ideais, poderá trazer benefícios duradouros.

Mas, em se tratando da prática de exercício físico, alguns cuidados devem ser levados em consideração, visto que algumas pessoas têm a chamada Asma Induzida pelo Exercício (AIE), que pode levar a desistência de programas de atividade física pela falta de informação ou de conhecimento empírico.

Para entender os benefícios da vida ativa, um estudo divulgado neste ano envolveu o experimento com pessoas com asma, avaliou os resultados da intervenção da atividade física aliada ao controle alimentar nos sintomas desse estado clínico.

Asmáticos foram submetidos a um programa de treinamento combinado e após cerca de três meses, registraram melhora nos níveis de condicionamento aeróbio, força, perda de peso, resultando a melhora clínica dos sintomas da asma e melhoria da qualidade de vida quando comparado a um grupo que realizou somente intervenção alimentar para controle do peso corporal.

Melhoras na função pulmonar, antiinflamatório, biomarcadores e níveis de vitamina D, além de redução dos mediadores inflamatórios também foram encontrados como resultados interessantes do efeito da combinação desses parâmetros.

Os resultados desse estudo sugerem que o controle de peso, associado a alimentação saudável e prática de atividade física regular são estratégias eficientes e duradouras para o controle clínico da asma.

Alguns aspectos para sua prática são fundamentais para que haja o sucesso de um planejamento eficiente nesse quesito. A elaboração de programas de exercício físico deve ser bem pensada e planejada em termos de progressão e fatores diversos como ambiente, condições físicas, climáticas e que podem ser variáveis.

Ter um bom condicionamento físico, emocional e níveis de saúde controlados por meio de um bom planejamento, desenvolvendo estratégias que privilegiem inclusive o treinamento mental podem, além de ser eficientes, promover um bem-estar duradouro, sem que haja desconfortos causados por situações de risco, como o excesso de peso corporal.

Para isso, busque sempre o equilíbrio e faça boas escolhas para a vida. Use seu corpo de forma inteligente, cuide bem dele e viva de uma maneira agradável, confortável e feliz.

Thiago Meira - Thiago Meira é Personal Trainer, graduado bacharel e licenciatura em Educação Física, pós graduado em Educação Física Escolar, pós graduando em Nutrição e Suplementação para Atividade Física, Saúde e Desporto. É Mastermind WTTC, coach de saúde e CEO Life Coach Gym. Especialista em emagrecimento para pessoas que não gostam de exercício físico.

SIGA-NOS NO Google News