Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Baixo peso pode ser causa de morte na terceira idade

Agência Notisa - 13 de julho de 2005 - 06:58

Pesquisa mostra que a obesidade e o sobrepeso não estão associados ao maior risco de mortalidade total e cardiovascular em pessoas idosas, mas que o baixo peso está.

Embora a obesidade seja um fator de risco para a mortalidade e eventos cardiovasculares na população em geral, esta associação é pouco estudada entre os idosos. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade Estadual de Londrina e da Universidade de São Paulo resolveram analisar mulheres idosas, com idade de 60 a 94 anos, por um período de cinco anos e examinar a associação dos indicadores antropométricos da obesidade central, como relação cintura-quadril e circunferência abdominal, e da obesidade global, como o índice de massa corporal, com a mortalidade total e cardiovascular, bem como o impacto de outros importantes fatores de risco nessa associação.

De acordo com artigo publicado na edição de maio/junho de 2005 dos Cadernos de Saúde Pública, a associação entre a obesidade e a mortalidade não pode ser extrapolada integralmente para a população idosa, devido a algumas peculiaridades metodológicas relacionadas a esta faixa etária. Segundo os pesquisadores, a idade modifica o efeito da obesidade na mortalidade. No estudo, as 575 mulheres foram submetidas a um questionário, a medições antropométricas e a exames de sangue para dosagem dos níveis de glicose, colesterol total, lipoproteína colesterol de alta densidade e triglicerídeos.

Durante a pesquisa, ocorreram 88 óbitos, sendo 46 de origem cardiovascular. A equipe observou, no entanto, que os maiores quartis de relação cintura-quadril, circunferência abdominal e de índice de massa corporal não apresentaram aumento significativo do risco para mortalidade cardiovascular: “a obesidade e o sobrepeso não estavam associados ao maior risco de mortalidade total e cardiovascular. Entretanto, as idosas com baixo peso apresentaram uma forte associação com mortalidade total”.

Os pesquisadores constataram também que outros fatores como o diabetes, o tabagismo, a ausência de atividade física regular e a doença cardiovascular prévia, estiveram associados com maior risco de mortalidade total e cardiovascular. Dessa forma, eles alertam para a necessidade de outros estudos sobre obesidade na população idosa.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News