Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Segunda, 29 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Aposentados pedem prioridade na votação de reajuste

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 17 de julho de 2006 - 14:34

O Sindicato Nacional dos Aposentados e suas secções nos Estados estão se articulando junto de deputados federais e líderes de partido para pedir apoio no sentido de priorizar a votação da Medida Provisória 291, cujo prazo expira em 11 de agosto, e da qual a categoria depende para assegurar reajuste de 16,67% aos que recebem até um salário mínimo e 5% aos outros. A idéia é que a votação ocorra na primeira semana de trabalhos do Congresso, para que não seja perdido o prazo de validade da MP, de 120 dias.

“Se não conseguirmos a votação em tempo hábil, será aplicado o índice do INPC, de 3,7%”, alerta o representante da entidade no Mato Grosso do Sul Jânio Batista de Macedo. Ele conta que até agora já esteve com três deputados do Estado, para expor a situação.

O embaraço ocorreu porque a MP previa aumento de 16,67%, como do salário mínimo, aos aposentados que recebem o salário mínimo e 5% aos outros. Porém, o senador petista, Paulo Paim (RS) propôs emenda estendendo o aumento de 16% a todos e como o impacto disso aos cofres do governo não estava previsto no orçamento a votação da medida ficou emperrada. Hoje existem 23 milhões de aposentados no País e 36% deles recebem mais que um salário mínimo. Em Mato Grosso do Sul são 126 mil aposentados e pensionistas.

SIGA-NOS NO Google News