Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Agepen mantém estado de alerta nos presídios de MS

Aline dos Santos/Campo Grande News - 16 de maio de 2007 - 09:48

Passado o Dia das Mães, que mobilizou a segurança pública para impedir que um ano depois novas rebeliões acontecessem nos presídios do Estado, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) ainda mantém estado de alerta. “Estamos em alerta. As ações preventivas possibilitaram que o Dia das Mães fosse tranqüilo, mas ainda temos todo o mês de maio”, afirmou o diretor da agência, Hilton Vilassanti, em entrevista ao jornal Bom Dia MS, da TV Morena.

Ele reafirmou que todas as ações, como transferência de presos e bloqueio do sinal da telefonia celular próximo aos presídios, são baseadas no trabalho desenvolvido pelo serviço de inteligência da PM (Polícia Militar). Segundo ele, os presos encontram no celular um aliado para organização das rebeliões. “É um instrumento poderoso de comunicação”, enfatiza.

Segundo Vilassanti, além do celular, a comunicação entre os presos é facilitada pela “conivência de servidores e parentes”. Para tentar combater as facções criminosas, cujo mais conhecido expoente é o PCC (Primeiro Comando da Capital) – que em 2006 articulou rebeliões em três Estados – o diretor aponta que o Estado tem que trabalhar na ressocialização. “Temos que tirar o foco polícialesco do sistema prisional”, salienta.

SIGA-NOS NO Google News