Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Acadêmicos de 13 cursos da UFMS ameaçam boicotar Enade

Campo Grande News/ Jefferson da Luz - 30 de outubro de 2008 - 13:55

Alunos de 13 cursos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) farão uma assembléia para decidirem se boicotam ou não o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudante), que acontece no dia 9 de novembro.

Com isso os alunos estão tentando melhorar a qualidade dos cursos oferecidos pela universidade. “Isso porque, se os alunos têm uma média maior que três no Enade, o MEC [Ministério da Educação e Cultura] não vem fiscalizar as instituições ‘in loco’. O que é prejudicial para os alunos”, conta Ítalo Minhomem, colaborador do DCE (Diretório Central Estudantil).

No último dia 27 os estudantes se reuniram para decidirem se fazem ou não o boicote, porém foi decidido que cada curso vai tomar sua própria decisão.

Segundo Ítalo, a universidade tem se beneficiado das boas notas dos alunos e mascarado a qualidade do ensino. “Aqui na UFMS eles estão dando ursinhos específicos só para os alunos fazerem as provas, elevando a média das notas e escapando da fiscalização do MEC”.

Ítalo relata que muitos cursos não são vistoriados pelo Ministério há mais de dez anos. “Temos curso sem professores, sem sala, sem equipamento. Toda a fama da instituição se deve ao empenho dos alunos”, reclama.

O acadêmico explica como deve ser o boicote: como os formandos são obrigados a fazerem o Unade, diferentemente do antigo Provão, todos deverão assinar a lista de presença, mas entregar a prova em branco.

“Não há nenhum prejuízo para quem fizer isso, porque a nota é confidencial, somente o aluno toma conhecimento, e no histórico escolar mostra somente se o aluno fez ou não o Unade”, detalha.

SIGA-NOS NO Google News