Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saúde e Ordem dos Médicos na pauta

assessoria - 18 de maio de 2004 - 09:10

As Diretorias do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB) reúnem-se nesta semana, para discutir a implementação do Programa de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Médico e a criação da Ordem dos Médicos do Brasil.

Na quinta-feira (20/05), o Grupo de Trabalho para implementação do Programa de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida do Médico, reúne-se na sede da AMB, em São Paulo.

Segundo o idealizador do Programa, o secretário-geral do CFM, Rubens dos Santos Silva, "o principal objetivo do CFM é fazer com que o médico, que diariamente se preocupa com a saúde dos pacientes, passe a estar atento à sua própria saúde, com prevenção e orientação. Nossa meta é identificar médicos que estejam em situações de risco, visando prestar-lhes a necessária assistência seja com tratamento, prevenção ou reabilitação do colega".

O projeto está em fase de discussão e, para tal, já foram realizadas três reuniões. "Nossa intenção é atuar em âmbito nacional, para que em qualquer lugar do País, o médico necessitado de assistência possa ser alcançado. Em todos os Estados, haverá profissionais e serviços de referência" diz Rubens Santos.

O Programa terá como foco, além dos problemas de dependência química, as questões habituais de saúde, tais como prevenção e acompanhamento de doenças cardiológicas, hipertensão, diabetes e outras.

A comunicação do projeto à classe médica será feita por meio do cadastro nacional de médicos do Conselho Federal de Medicina, além da divulgação de informações nas homepages do CFM (www.portalmedico.org.br) e da AMB (www.amb.org.br) e nos seu jornais institucionais das organizações.

"Apesar de não termos (ainda) estatísticas, os dados de observação e de identificação apontam diabetes, hipertensão, doenças osteo-articulares, quadros depressivos, como doenças muito comuns na classe médica. O Programa se propõe a elaborar estatísticas nesse sentido" afirma o Professor Luiz Salvador de Miranda Sá Júnior, 1° secretário do CFM, consultor do projeto.


Ordem dos Médicos do Brasil


Nos dias 21 e 22 de maio, as Diretorias do CFM e da AMB participam do Simpósio sobre a Ordem dos Médicos, promovido pela Confederação Médica Brasileira, também, em São Paulo.

No início deste ano, o CFM e a AMB formaram um grupo de estudos para discutir a criação de uma única entidade representativa da classe médica, a Comissão de Estudos para a Criação da Ordem dos Médicos do Brasil.

O papel desta Comissão é estudar as dificuldades jurídicas para a criação da Ordem dos Médicos e propor uma agenda de implantação da nova entidade, que englobaria as funções associativas, de regulamentação e fiscalização da atividade médica.

A idéia é que se faça uma consulta pública para saber o que os médicos do Brasil pensam a respeito da criação de uma única entidade que os represente. Posteriormente, será realizado um plebiscito para que se referende ou não a criação da Ordem dos Médicos do Brasil.

Para o presidente da Comissão, Rubens dos Santos Silva, a proposta de aprovação da Ordem dos Médicos do Brasil por meio de plebiscito é algo inédito e demonstra as boas intenções das diretorias das entidades: "Não queremos que apenas os dirigentes e os representantes decidam. Queremos ouvir cada médico do Brasil, para que prevaleça a vontade da maioria".
Além do presidente, que é o secretário-geral do Conselho Federal de Medicina, a Comissão é formada pelo vice-presidente da região Sul da AMB, Remaclo Fischer Junior, que foi nomeado secretário na coordenação dos trabalhos, pelo diretor de Defesa Profissional da AMB, Eduardo da Silva Vaz, pelo diretor de Saúde Pública da AMB, Samir Dahas Bittar, pelo conselheiro Antônio Gonçalves Pinheiro, e pela 2ª tesoureira do CFM, Marisa Fratari Tavares de Souza.

Para obter mais informações sobre o Programa de Atenção à Saúde do Médico e a Ordem dos Médicos do Brasil, procure:

Márcia Wirth e Patrícia Álvares
Assessoria de Imprensa do Conselho Federal de Medicina
Tel: (61) 445 59 47/ 59 58

Fax: (61) 445 59 18
E-mail: [email protected]/ [email protected]




SIGA-NOS NO Google News