Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Covid: só 11 de 246 cidades não estão em calamidade em Goiás

Alerta máximo: atualização do mapa de gravidade da pandemia em Goiás aponta 17 das 18 macrorregiões no nível mais elevado da pandemia

Verde Vale - 02 de março de 2021 - 10:20

Covid: só 11 de 246 cidades não estão em calamidade em Goiás

Em atualização do mapa de gravidade da Covid-19 nas regiões e cidades goianas, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) apontou 17 macrorregiões em situação de calamidade, o nível mais elevado. Juntas, elas compreendem 235 dos 246 municípios goianos, que equivalem a 95,5% das cidades do Estado.

O quadro é muito preocupante e aponta apenas 11 cidades em situação menos grave, mas, ainda assim, isso não serve de alívio. A única região fora do nível mais elevado de preocupação, neste momento, é a região Nordeste II, que está em situação crítica e corresponde aos seguints municípios: Alvorada do Norte, Buritinópolis, Damianópolis, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos, Simolândia, Sítio D’Abadia.

A fórmula que calcula e determina a situação de cada região, entre alerta, crítico ou calamidade, foi alterada, de maneira que o critério de busca e ocupação de leitos de UTI passou a ter mais peso. Além desse, fazem parte do cálculo a velocidade de contágio, a incidência de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e a taxa de mortalidade.

O mapa é atualizado semanalmente, conforme a evolução dos dados. Na primeira versão, divulgada no dia 17 de fevereiro, seis das 18 macrorregiões foram apontadas como em situação de calamidade. Elas correspondiam a 89 cidades.

As regiões que estão em calamidade são: Norte, Nordeste I, Entorno Norte, Entorno Sul, Serra da Mesa, São Patrício I, São Patrício II, Rio Vermelho, Pireneus, Central, Oeste I, Oeste II, Sudoeste I, Sudoeste II, Centro Sul, Estrada de Ferro e Sul.

SIGA-NOS NO Google News