Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Zeca pede que ministro interceda por MS contra embargos

Fernanda Mathias / Campo Grande News - 13 de outubro de 2005 - 14:15

O governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, pediu esta manhã ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, em Brasília (DF) que interceda por Mato Grosso do Sul, para que o estado não seja penalizado como um todo, já que os governos de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul fecharam as divisas para o transporte de gado do Mato Grosso do Sul.
Conforme informações do diretor-presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), João Cavalléro, que participou da reunião, amanhã Rodrigues terá uma audiência com os secretários de Agricultura de todos os Estados brasileiros para tratar da uniformização de procedimentos diante da constatação do foco de febre aftosa em Eldorado, município sul-mato-grossense a 435 quilômetros de Campo Grande. “O governador pediu que Mato Grosso do Sul não fosse penalizado como um todo porque essa situação em Eldorado é bastante diferente da situação epidemiológica do restante do Estado”, diz. Os últimos índices de vacinação contra febre aftosa no Estado têm ficado acima dos 97%. Devido ao foco de Eldorado 32 países rejeitam integralmente ou parcialmente a carne brasileira.
Sem poder exportar e ao mesmo remeter o produto para outros estados, destino de 90% da produção de Mato Grosso do Sul, o Estado vive uma situação delicada. Isso porque seu rebanho é 25 milhões de cabeças para uma população de 2 milhões de habitantes, um abismo entre o universo consumidor e a produção.
“Foi uma reunião interessante do ponto de vista político, porque o governador veio marcar a posição do governo e dizer que precisa trabalhar essa questão como de Pais e não de forma isolada”, avalia o diretor da Iagro.

SIGA-NOS NO Google News