Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Vereadora tem o mandato cassado em Chapadão do Sul

A defesa da vereadora deverá entrar na justiça para recuperar o mandato

Jovem Sul News - 29 de setembro de 2021 - 07:15

Vereadora tem o mandato cassado em Chapadão do Sul

Em escrutínio secreto, por 06 a 03, a Vereadora Ká Nogueira (MDB), de Chapadão do Sul teve seu mandato cassado, em sessão extraordinária, com duração de mais de quatro horas, realizada na noite desta terça-feira, 28 de setembro.

A Comissão de Ética da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul processou a vereadora Ká Nogueira, por indecoro parlamentar, após denúncia do Ministério Público Estadual.

Ká Nogueira e sua equipe de advogados justificaram com argumentos convincentes, segundo ela, de que a sua cliente não cometeu nenhuma irregularidade ou faltou com o decoro parlamentar. Ainda, a defesa apontou várias irregularidades no processo administrativo disciplinar, instaurado pela Comissão de Ética da Câmara, mas não foram suficientes para convencer a maioria dos vereadores.

Segundo a defesa, farta documentação mostra que Ká Nogueira não cometeu atos que lese o erário público, ou tenha havido incompatibilidade em suas funções de psicóloga da Prefeitura e de Vereadora.

Vereadora tem o mandato cassado em Chapadão do Sul

Ká Nogueira teve mandato cassado e advogados deverão questionar ato na justiça

Ká Nogueira foi denunciada por participar de um evento aos vereadores em Brasília, em dia e horários de seu expediente como psicóloga no CRAS – Centro de Referência e Assistência Social de Chapadão do Sul.

O Dr. José Ricardo A. Perina, contratado para defender Ká Nogueira informou que o processo administrativo está carregado de nulidades, e ele e os demais advogados que estão acompanhando o caso estão preparados para devolvê-la ao cargo, via judiciário.

Solidário com a vereadora, o MDB de Chapadão do Sul publicou nesta segunda-feira, 27 de setembro, uma nota pública, com sete argumentos que questionam a decisão, já prevista, dos vereadores. Além de seu partido, Ká Nogueira igualmente distribuiu um relato com alegações que apontariam vários equívocos no processo.

Durante a sessão extraordinária, dois vereadores discursaram em defesa de Ká Nogueira, Mika e Emerson Sapo. Já o Vereador Tucano e a Presidente Aline Tontini, a favor da cassação. O relator Alírio José Bacca elogiou o trabalho da assessoria jurídica, seus colegas vereadores e servidores da Câmara pelo trabalho realizado na condução do processo.

O Dr. Perina usou a tribuna da Câmara para expor as alegações, na tentativa de convencer os demais vereadores da inocência da processada. Ele alegou ainda que se houve erro, este foi do poder executivo e não da vereadora ou da Câmara. Lembrou ainda a defesa, que o inquérito do Ministério Público não foi concluído, tão pouco do Executivo Municipal sobre o caso.

Em sessões anteriores, os vereadores lembraram que o processo foi apresentado ao Tribunal de Contas do Estado que constatou a legalidade da medida e decidiram mantê-lo. Por diversas vezes a Presidente da Câmara, Aline Tontini disse que cumpria a lei, ao concordar com a Comissão de Ética. Já Ká Nogueira deixou claro em seus pronunciamentos que trata-se de uma questão política e não técnica.

Na linha sucessória, caso seja mantida a cassação do mandato, assume o lugar de Ká Nogueira na Câmara, a sua primeira suplente Professora Almira (MDB). Ela foi eleita primeira suplente do MDB, com 373 votos.

Fonte: Jovemsulnews (Norbertino Angeli)

SIGA-NOS NO Google News