Geral
TSE deve decidir hoje sobre nova lei eleitoral
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem decidir, hoje, se alguma das normas eleitorais aprovadas pelo Congresso este ano terão validade na eleição de outubro. O ministro Marco Aurélio, presidente do TSE, afirmou que os ministros analisarão com cuidado a minireforma eleitoral para decidir se algumas das regras podem ser aplicadas nas eleições de 2006.
Pela Constituição, a lei eleitoral precisa ser aprovada um ano antes da eleição. Por isso, na semana passada, o TSE já decidiu contra o fim da verticalização nas eleições de 2006. O Congresso Nacional havia decidido, em março deste ano, acabar com a verticalização regra em que as coligações partidárias para presidente terão que ser repetidas também nas eleições estaduais. O TSE decidiu, por 9 votos a 2, que essa mudança só vale para 2010.
Se mantiver a mesma linha de decisões, o TSE deve negar essas novas alterações. A nova lei eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional proíbe a distribuição de brindes (camisetas, bonés, canetas, entre outros). Também está vetada a realização de showmícios e a divulgação de pesquisas de opinião 15 dias antes das eleições. Os candidatos e seus partidos e coligações serão obrigados a publicar relatórios em 6 de agosto, 6 de setembro e após as eleições com as doações recebidas e o destino dado a este dinheiro. Também está restrito o uso de outdoor.