Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tomadas e plugues elétricos terão nova padronização

18 de julho de 2008 - 16:51



O Inmetro está anunciando em diversos veículos a nova padronização para as tomadas e plugues elétricos. Até janeiro de 2010, entram em vigor, os 2 formatos com dois (bipolar) e três pinos (bipolar com aterramento). Atualmente existem mais de 10 formatos de tomadas residenciais no mercado nacional.


O último prazo para que os formatos incoerentes sejam comercializados é 2010, assim o próprio comércio fará com que o consumidor adeque suas residências. A partir de 2010 não serão mais encontrados aparelhos com plugues fora do padrão estabelecido à venda no mercado brasileiro.


A nova regra estabelece que os plugues sejam padronizados em dois modelos: pino redondo com 2 terminais e pino redondo com 3 terminais, sendo 1 terminal terra. O encaixe do plugue deverá ter o formato hexagonal e as tomadas onde o encaixe será feito terão um baixo relevo de 8 a 12 milímetros de profundidade, criando uma espécie de buraco onde o plugue ficará acomodado, evitando folgas e exposição dos terminais metálicos e conseqüentemente diminuindo riscos de choques elétricos - uma das principais preocupações do novo formato.


Também será proibida a fabricação dos benjamins (comumente chamados de “T” por conta do formato), pois serão substituídos por soluções mais seguras e com limites de ligações encadeadas que a rede elétrica possa suportar.(Com informações do Tecnocracia)

SIGA-NOS NO Google News