Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Testes positivos em Goiânia alertam sobre risco da Covid-19 em crianças

Primeiro dia de testagem em público de 2 a 18 anos aponta 13,6% de positividade e todos os casos assintomáticos, preocupando autoridades para a transmissibilidade do vírus

Verde Vale - 09 de abril de 2021 - 08:40

Testes positivos em Goiânia alertam sobre risco da Covid-19 em crianças

O primeiro dia de testes em crianças e adolescentes entre 2 e 18 anos de idade em Goiânia feitos pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) deu 13,6% de positividade e, o que mais chamou a atenção das autoridades, em todos os casos os infectados estiveram ou estão assintomáticos.

O número de testados ainda é pequeno perto do total previsto, 390 de 5 mil, mas os dados, segundo o titular da Saúde estadual, Ismael Alexandrino, já despertam um alerta para as medidas a serem adotadas para a população infanto-juvenil, “sobretudo para atividades escolares”.

“É um grande risco ter e não saber que tem e transmitir, é um risco para a sociedade. Precisa programar a questão das escolas, avaliar um pouco melhor. Destas que estavam com o anticorpo presente (na testagem), todas eram assintomáticas, e isso nos preocupa, porque elas podem ter transmitido para outras pessoas”, disse o secretário.

Para o secretário, é preciso esperar se consolidar os dados, o que deve acontecer após uma semana de testagens para se falar em possíveis medidas para este público-alvo. Ismael destaca o fato de esta faixa etária não ter sido avaliada em pesquisas, seja para possíveis vacinas ou em inquéritos epidemiológicos.

“Não tínhamos nenhuma expectativa para a gente calibrar. A permanecer neste nível de estatística, que é até um pouco abaixo do que a gente vê (entre os adultos), devemos manter a estratégia. Mas foi só o primeiro dia, então é precoce ainda”, explicou. Ismael acredita que em 12 dias devem concluir os testes.

SIGA-NOS NO Google News