Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Tabagismo: pré-natal e na infância a risco de psoríase

Agência Notisa - 13 de novembro de 2007 - 06:58

Fumar ou ter fumado também eleva o risco do aparecimento da doença. No entanto, o risco cai, próximo ao dos que nunca fumaram, em pessoas que estão há mais de 20 anos sem fumar. Artigo foi publicado na edição de novembro do American Journal of Medicine.

Com o objetivo de investigar a relação entre a psoríase, desordem dermatológica inflamatória crônica comum, e o tabagismo, Arathi R. Setty e colegas desenvolveram um estudo prospectivo ao longo de 14 anos. Para isto, identificaram o status do tabagismo, a duração, intensidade, interrupção e exposição ao tabagismo passivo em 78.532 mulheres do Nurses Health Study II. Os resultados foram publicados na edição de novembro do American Journal of Medicine.



Segundo o artigo, 887 participantes foram diagnosticadas com psoríase. "Comparado ao daquelas que nunca haviam fumado, o risco relativo multivariado (RR) da psoríase foi de 1,78 para os que ainda fumavam e de 1,37 para os que haviam sido fumantes", diz. Quando a comparação foi feita com as não-tabagistas, os autores identificaram um RR multivariado de 1,60 para aquelas que fumavam de 11 a 20 maços por ano e de 2,05 para aquelas que fumavam 21 maços ou mais por ano. Por fim, os pesquisadores compararam às que nunca haviam fumado e identificaram RR multivariado de psoríase de 16,61 para aquelas que haviam parado de fumar há menos de 10 anos, 1,31 para as que haviam parado entre 10 e 19 anos e 1,15 para 20 anos ou mais. Vale destacar que os autores verificaram um risco elevado de psoríase associado à exposição ao tabagismo ainda no período pré-natal e na infância (tabagismo passivo).



Com base nos resultados da análise, os pesquisadores concluem que fumar ou ter fumado e medidas cumulativas relacionadas ao tabagismo estão associados à incidência de psoríase. " O risco de psoríase incidente entre ex-fumantes diminui, após 20 anos de interrupção, para quase o mesmo patamar daqueles que nunca fumaram", dizem.



Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News