Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

SES nega que doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em MS

A secretaria explicou que municípios lançaram as doses no sistema SI-PNI após a data da aplicação

Midiamax - 02 de julho de 2021 - 14:49

Após reportagem da Folha de São Paulo, afirmando que 26 mil doses vencidas da AstraZeneca teriam sido aplicadas em moradores de vários estados, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) negou que a vacina britânica foi aplicada fora do prazo de validade em Mato Grosso do Sul.

Em nota ao Jornal Midiamax, a SES esclarece que o sistema do SI-PNI (Sistema do Programa Nacional de Imunizações) computa a dose pela data de lançamento no sistema e não pela data de aplicação. E que em alguns municípios, o lançamento foi feito depois, o que teria gerado o conflito na informação.

“Alguns municípios não alimentaram o SI-PNI desde o início realizando o lançamento posterior, com isso ficou no sistema a data de lançamento no sistema, como se fosse a data de aplicação. Também foi relatado por municípios oscilação do Sistema do SI-PNI, não sendo possível o lançamento no sistema na data da aplicação. Todas as doses foram aplicadas dentro da validade das doses”, diz nota da secretaria.

A AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil, ultrapassando a CoronaVac. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano.

Conforme o material divulgado pela Folha, foi apurado que 26 mil doses da vacina teriam sido aplicadas fora do prazo de validade no país. Em Mato Grosso do Sul, teriam sido mais de 220 doses aplicadas. A SES nega.

SIGA-NOS NO Google News