Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sebrae abre inscrições para Seminário Empretec

Sebrae - 13 de março de 2009 - 18:05

Intensivo em empreendedorismo, o Seminário Empretec está com inscrições abertas nas cidades de Campo Grande, Coxim, Maracaju, Naviraí, Ponta Porã e São Gabriel do Oeste, com o objetivo de estimular e desenvolver as características individuais de empreendedores, de maneira a aumentar a sua competitividade e permanência no mercado.

Realizada pelo Sebrae/MS, a capacitação oferece o aprimoramento das habilidades empresariais, assistência técnica na elaboração de planos de negócios, entre outras informações. “No atual momento econômico é preciso criar oportunidades e para isso as pessoas têm de desenvolver seu espírito empreendedor”, avalia a gerente de Soluções Empresariais, do Sebrae/MS, Edy Reis Ponzini.

Para a gerente, este é o ponto alto do Seminário, que é promovido em mais de 60 países, incluindo o Brasil, pela parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores.

“O Empretec é considerado um dos melhores programas de capacitação empreendedora em todo o mundo e já formou mais de 70 mil empresários e candidatos a empreendedor no Brasil”, diz. Em Mato Grosso do Sul, mais de 2.400 pessoas já foram capacitadas a aplicarem suas habilidades na criação e gestão de pequenos negócios.

Os participantes são geralmente empresários ou pessoas que buscam se preparar para desenvolver um negócio futuramente. “A grande maioria já tem um direcionamento do que pretende abrir, mas alguns ainda não têm idéia da área onde atuar”, explica o administrador de empresas e facilitador do curso, Marco Boza.

Boza destaca que não há exigência quanto à formação acadêmica e tampouco a necessidade dela. “A pesquisa da ONU que deu origem ao Seminário aponta que para ter bons resultados nos negócios não é preciso, necessariamente, ter uma formação acadêmica, mas tem que ter uma forma de trabalhar diferenciada no mercado”, diz.

Ele explica que o diferencial do Empretec está na metodologia totalmente vivencial. “Esta abordagem colabora com o resultado das pessoas, pois vão experimentar a vivência de estabelecer metas, por exemplo. O participante aprende fazendo”, diz.

Segundo o instrutor, a capacitação também demonstra que nos momentos de crise é que se pode perceber e criar grandes oportunidades. “O participante vai se desligar das outras atividades e se ligar nele mesmo, perceber suas ações e avaliar quais geram os bons resultados e os resultados negativos. A partir daí saber como vai passar a agir”.

Programação

Em 60 horas de aula, distribuídas em seis dias de atividade, a metodologia do Empretec combina informações sobre aspectos comportamentais e exercícios práticos. Dentre as temáticas do Seminário destacam-se: busca de oportunidades, capacidade de correr riscos calculados, persistência, objetividade no estabelecimento de metas, capacidade para planejar, monitorar, buscar e valorizar a informação, persuasão e rede de contatos, independência, autoconfiança, qualidade e eficiência.

Ao todo, o Sebrae vai oferecer este ano 16 turmas do Seminário, sendo apenas duas na Capital, e as demais no interior do Estado, com a possibilidade de 30 participantes por treinamento. O cronograma completo pode ser encontrado no portal do Sebrae-MS, na internet.

Serviço

Mais informações e a pré-inscrição para o Seminário Empretec podem ser obtidas no site www.ms.sebrae.com.br/empretec

SIGA-NOS NO Google News