Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba mais sobre Gianfrancesco Guarnieri

Wikipédia - 22 de julho de 2006 - 18:40

Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Marinenghi de Guarnieri (Milão, Itália, 6 de Agosto de 1934 - São Paulo, 22 de Julho de 2006) foi um ator e dramaturgo ítalo-brasileiro. Por conta do fascismo que tomava conta da Itália, seus pais - o Maestro Edoardo Guarnieri e a Harpista Elza Guarnieri - decidiram vir para o Brasil em 1936 e se estabeleceram no Rio de Janeiro.

No início dos anos 50 a família se mudou para São Paulo. Líder estudantil desde a adolescência, Guarnieri começou a fazer teatro amador com Oduvaldo Vianna Filho - Vianinha - e um grupo de estudantes de São Paulo, e em 1955 criaram o Teatro Paulista do Estudante, com orientação de Ruggero Jacobbi. No ano seguinte, o TPE uniu-se ao Teatro de Arena de São Paulo, fundado e dirigido por José Renato. Dessa fusão resultou o Teatro de Arena, que se celebra como grande marco da dramaturgia nacional comprometida com os interesses populares.

Sua peça de estréia, como dramaturgo, foi Eles Não Usam Black-Tie, encenada em 1958 pelo Teatro de Arena. A direção foi de José Renato e o elenco contou com grandes talentos que começavam a despontar no teatro brasileiro, como o próprio Guarnieri, Lélia Abramo, Miriam Mehler, Flávio Migliaccio e Milton Gonçalves. O sucesso foi maciço, a peça e o autor premiadas pelo então governador de São Paulo, Jânio Quadros, e o Arena ficou famoso. Paralelamente, o diretor Roberto Santos dava o ponta-pé inicial no Cinema Novo com o filme "O Grande Momento", protagonizado por Guarnieri e Miriam Pérsia.

Atento a isso, o diretor Sandro Polloni encomendou uma peça a Guarnieri para ser encenada pela companhia de Maria Della Costa, esposa de Sandro e de cuja companhia teatral ele era o diretor. Guarnieri saiu do Arena por um tempo para poder realizar esse trabalho com Maria Della Costa e em 1959 veio à luz Gimba, Presidente dos Valentes. Era o primeiro trabalho de Guarnieri em palco italiano e a direção ficou a cargo de Flávio Rangel. A encenação foi espetacular e a peça passou os meses seguintes excursionando a Europa, sendo apresentada no Festival das Nações, na França.

Guarnieri foi um dos principais integrantes do Teatro de Arena de São Paulo. Em parceria com Augusto Boal, foi autor dos musicais Arena Conta Zumbi e Arena Conta Tiradentes.

Gianfrancesco Guarnieri casou-se pela primeira vez em 19 de maio de 1958 com a jornalista Cecília Thompson, com quem teve os filhos Flávio Eduardo (nascido em Lisboa em 1959) e Paulo (nascido em São Paulo em 1961), também atores. Separou-se de Cecília em julho de 1965 e, em dezembro desse mesmo ano, casou-se com Vanya Sant'Anna. O casal tem três filhos, Cláudio, Fernando e Mariana. Guarnieri tem sete netos. Seu último papel foi na novela Belíssima da Rede Globo, do autor Sílvio de Abreu. Faleceu aos 71 anos em São Paulo, em decorrência de uma insuficiência renal.

SIGA-NOS NO Google News