Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Saiba duas formas de aumentar o valor da aposentadoria ou pensão do INSS

Ambas situações podem ser solicitadas diretamente ao INSS

Midiamax - 28 de abril de 2021 - 08:24

Saiba duas formas de aumentar o valor da aposentadoria ou pensão do INSS

Se você recebe algum tipo de benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), saiba que existem duas formas validadas pela Justiça para aumentar o valor a que tem direito.

Diante da crise econômica, muitos segurados estão recorrendo a estas maneiras previstas perante a lei para conseguir um rendimento maior.

No entanto, esse procedimento deve ser feito dentro das regras impostas pelo órgão, o que significa que o segurado deve comprovar estar recebendo uma quantia inferior ou solicitar o recurso de 25% caso tenha cuidador.

Revisão de salário do INSS
Uma das formas é solicitar que a previdência social revise o valor recebido. O pedido pode ser feito a qualquer momento, mas deve haver comprovação de inconsistência das quantias repassadas pelo INSS ao segurado.

De modo geral, o cidadão só deve solicitar uma nova análise depois de se certificar, com a ajuda de um especialista previdenciário, de que o valor pago em seu salário está fora da margem determinada pelo próprio INSS.

Assim, é necessário revisitar todo o histórico de trabalho e contribuições para refazer o cálculo da sua aposentadoria. Se for comprovado que há erros, basta selecionar o tipo de revisão de seu interesse.

Modalidades de revisão
Para não gastar com advogados, é possível solicitar a revisão para o próprio INSS. Nesse caso, o processo é inteiramente pelo órgão que fica com a responsabilidade de revisitar a base de dados do segurado para refuncionalizar o valor de seu salário.

Vale ressaltar que solicitar a revisão não garante o aumento. Isso ocorre apenas se for confirmado que o pagamento feito pela previdência não estiver de acordo com o que o segurado tem a receber.

Revisões de aposentadoria do INSS no próprio instituto
Revisão após ação trabalhista;
Revisão de auxílios.

Caso o segurado ainda queira receber o retroativo referente ao tempo em que recebeu errado, então, é necessário contratar um advogado e acionar a Justiça.

Adicional de 25%
Nos casos de aposentadoria por invalidez, é possível receber adicional de 25%, caso o segurado necessite de cuidados de terceiros. Pode ser um familiar ou um profissional terceirizado. O INSS prevê o pagamento do adicional nos seguintes casos:

cegueira total;
perda de no mínimo nove dedos das mãos;
paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
doença que exija permanência contínua no leito;
incapacidade permanente para as atividades da vida diária;

Para ter acesso, basta se conectar ao Meu INSS e na aba da aposentadoria por invalidez solicitar o recurso. O órgão ficará responsável por analisar o pedido, levando em consideração toda a documentação e laudo médico do segurado que comprove a necessidade de um cuidador. Se o pedido for negado, há a possibilidade de recorrer na justiça.

SIGA-NOS NO Google News