Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Sábado é dia de vacinação contra a paralisia infantil

Agência do Rádio - 08 de junho de 2006 - 10:13

Vacinar mais de 17 milhões de crianças com idade até cinco anos, e manter erradicada a poliomielite no Brasil, são as principais metas da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em 2006, que se realiza neste sábado, dia 10. A expectativa do Ministério da Saúde é de que cada unidade da Federação atinja pelo menos 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% dos municípios que a integram.

Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção", a campanha, que tem sua segunda etapa prevista para 26 de agosto, contará com 340 mil pessoas mobilizadas, entre profissionais de saúde e voluntários, em 117 mil postos de vacinação. O transporte das equipes será assegurado por 42.800 automóveis, 588 embarcações e quatro aeronaves, essenciais ao trabalho em áreas de difícil acesso, como a Amazônia.

Segundo os especialistas, não existe contra-indicação absoluta para a aplicação da vacina oral contra a poliomielite. A vacina possui segurança bem estabelecida e reações adversas associadas a ela são raras. As vacinações em massa têm mantido o Brasil livre da doença desde 1989.

Estratégia está em execução há 26 anos

Para atender à demanda do País, 26,6 milhões de doses da vacina contra a poliomielite foram adquiridas pelo Ministério da Saúde, totalizando um investimento de R$ 10,1 milhões. Além disso, R$ 6,2 milhões serão repassados aos estados e municípios para a operacionalização da campanha.

Em 2006, a estratégia de combate à poliomielite no Brasil completa 26 anos de existência. Restam no mundo três regiões que ainda não receberam a certificação de erradicação da pólio: África, Sudeste da Ásia e Mediterrâneo Oriental. Por isso, ainda exist e a necessidade de manter campanhas de vacinação, mesmo nos países que já erradicaram a doença, como o Brasil. O motivo é o fluxo intenso e rápido de viajantes por todo o mundo que pode facilmente propagar o poliovírus.

SIGA-NOS NO Google News