Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 2 de Maio de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Registrados 85 mil novos casos de tuberculose por ano

Lourival Macedo/ABr - 28 de agosto de 2004 - 14:40

Brasília – No Brasil, surge a cada ano, 85 mil novos casos de tuberculose. A maioria, concentrados na periferia das grandes cidades, onde as condições sociais são adversas, com ajuntamentos humanos, pequenos espaços sendo compartilhados com duas ou três famílias e onde as pessoas simples têm dificuldades de acesso ao sistema de saúde.

Para reverter esse quadro, o Ministério da Saúde vai lançar uma campanha de esclarecimento sobre a tuberculose, uma doença grave de transmissão respiratória. A campanha alertará que toda a pessoa que apresenta tosse com catarro há mais de três semanas ininterruptas pode ter tuberculose e deve procurar, imediatamente, o posto de saúde mais próximo. Outra informação que o ministério quer fixar é a de que o tratamento, que dura seis meses, não pode ser abandonado, em hipótese alguma. Serão produzidas peças para televisão e rádio, além de cartazes e folhetos.

A avaliação do Ministério da Saúde é de que a doença foi muito mal cuidada nos últimos dez anos e o tratamento não avançou como os demais programas do setor. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, diz que o Brasil já tem condições melhores para combater a Tuberculose. “O Brasil fornece os exames e o medicamento gratuitamente, coisa que a maioria dos países das Américas não dá a seus habitantes”. Jarbas Barbosa informa, também, que o país conta com 65 mil postos de saúde que integram a rede básica do Sistema Únicos de Saúde (SUS), 20 mil equipes de Saúde da Família e mais de 130 mil Agentes Comunitários de Saúde. “Ao colocar esses recursos para combater a tuberculose, a doença vai ceder rapidamente no Brasil e vamos ter o mesmo desempenho que temos em outros programas, como DST/Aids, o programa da Dengue e vários outros programas de saúde pública do país, com desempenho internacionalmente reconhecidos como muito bons”, afirma o secretário de Vigilância Sanitária.

Jarbas Barbosa acredita que aumentará a procura da população pelos postos de saúde, elevando o diagnóstico e tratamento da doença no País. Outro caminho para melhorar a identificação de casos é a capacitação dos profissionais das equipes dos programas Agentes Comunitários de Saúde e Saúde da Família (PACS/PSF), iniciada este ano. Até o final de 2005, cerca de 10 mil equipes serão treinadas em todo o País. Desta forma, o diagnóstico e o tratamento estarão próximos do paciente, ao contrário do que ocorre hoje.

A tuberculose é uma doença grave, transmitida pelo paciente quando ele fala, espirra ou tosse, por meio das gotas de secreção respiratória que se propagam pelo ar. Causada por um microorganismo, o bacilo de Koch, cientificamente chamado Mycobacterium tuberculosis, a enfermidade pode atingir todos os órgãos do corpo, em especial os pulmões. O Brasil integra um grupo, formado por 22 países, que concentra 80% dos casos de tuberculose registrados no mundo. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, cerca de 6 mil pessoas morrem todos os anos no país em decorrência da tuberculose. Nos últimos anos, a média de detecção foi de 85 mil novos casos.

SIGA-NOS NO Google News