Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Quando pode lavar as roupas do bebê com sabão normal?

BabyCenter Brasil - 17 de agosto de 2016 - 09:00

A recomendação dos pediatras é que as roupinhas do bebê sejam lavadas com sabão de coco ou sabão neutro no primeiro ano de vida. O motivo é evitar o contato da pele do bebê com produtos químicos, como os perfumes e os corantes, que podem causar alergias, brotoeja ou dermatite.

Muita gente prefere fazer essa lavagem à mão, numa bacia separada, para não misturar com a sujeira mais "pesada" das roupas do restante da família, e também para preservar as roupinhas, que costumam ser mais delicadas.

Mas não existe regra. Se ninguém na sua família tem problema de sensibilidade na pele e você não nota que a pele do seu bebê empelota fácil, pode fazer um teste. Separe duas peças de roupa do bebê e lave junto com a roupa do restante da família. Observe bem o bebê quando ele vestir as roupinhas. Se o bebê não tiver nenhuma reação na pele (ou respiratória), experimente lavar mais roupas com o sabão comum.

Caso note qualquer tipo de reação, volte para o sabão de coco ou sabão neutro até o bebê ter pelo menos 1 ano. Existe sabão de coco na forma líquida e em pó, além da tradicional em barra. A forma líquida costuma ser mais fácil de enxaguar. É importante enxaguar bem a roupinha depois da lavagem.

Cuidado com produtos que se dizem especiais para lavar roupas de bebê. Normalmente eles têm perfumes e corantes e não são tão neutros quanto o sabão de coco ou o sabão neutro.

Se seu filho sofre de dermatite, peça ao pediatra orientações mais específicas sobre o que ele pode usar ou não. Crianças com dermatite ou eczema são mais suscetíveis a terem reações com o uso de amaciantes e sabão com fragrância e corante.

Não há restrições de saúde quanto a lavar a roupa do bebê na máquina ou no tanquinho.

SIGA-NOS NO Google News