Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Prefeitos petistas fazem carta agradecendo votos

Campo Grande News - 07 de dezembro de 2004 - 07:05

Após o 1º Seminário Petista sobre Administrações democráticas, realizado no final de semana em Mundo Novo, 18 prefeitos e prefeitas do PT eleitos em Mato Grosso do Sul, além dos vices, divulgaram carta agradecendo o resultado das urnas. O documento foi divulgado hoje, trazendo ainda considerações sobre os governos estadual e federal, ambos petistas. Confira o teor da carta.


Carta de Mundo Novo

Nós, prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas do PT, reeleitos ou eleitos em outubro último, reunidos em Mundo Novo, expressamos nosso agradecimento ao povo sul-mato-grossense que, mais uma vez, manifestou a sua confiança e o seu respeito ao nosso partido por tudo o que ele construiu nos governos ou nas ações políticas e sociais ao longo de sua história.
Fomos o partido no Brasil que mais votos recebeu nas últimas eleições municipais; que elegeu prefeitos no maior número de capitais e de cidades com mais 150 mil habitantes; que cresceu de 187 para 412 prefeituras; que soube fazer coligações mesmo não senso cabeça-de-chapa, como demonstram os mais de 300 vice-prefeitos e vice-prefeitas petistas eleitos no País; que, como nunca em sua história, multiplicou o número de prefeituras que vai dirigir em toda a região Norte e Nordeste, e no grande Estado de Minas Gerais.
Em Mato Grosso do Sul ampliamos o número de prefeituras de 11 para 18. Temos hoje 15 vice-prefeituras – três em chapa pura e 12 em coligações. Também aumentamos o número de vereadores e vereadoras de 85 para 133. Conseguimos a reeleição em seis (6) de nossas prefeituras.
Consideramos o resultado das eleições como uma vitória do nosso modo de governar, construído desde as primeiras prefeituras que conquistamos há mais de 20 anos e expresso em nossos programas de governo para cada município, levado à população durante o processo eleitoral.
Em 1998 conquistamos o Governo do Estado e procuramos construir políticas que dessem respostas imediatas na melhoria das condições materiais de nossa população através de programas de inclusão social, bem como a implementação de políticas de longo prazo com a recuperação e construção de infra-estrutura; organizamos o Estado para a indução e o fortalecimento da grande produção, mas também da micro, pequena e média.
Em 2002 nossa presença no Governo Federal amplia nossas possibilidades de intervenção. Destacamos abaixo algumas. A exitosa política internacional do nosso governo, aproximando o Brasil dos países da América do Sul, da África, do Mundo Árabe, da Índia, da China, guarda enorme correspondência com a política de desenvolvimento nacional, com a política econômica e com a política de superação das injustiças e de inclusão social. Ela é mais uma manifestação viva do compromisso do Brasil com o seu povo.
O progresso da democracia no Brasil é evidente com o governo do presidente Lula. Nosso governo é de coalizão para expressar a ampla maioria do povo e para governar para ele. É um governo que respeita o Congresso Nacional, os Estados, os Municípios, os movimentos sociais, a liberdade de manifestação e de imprensa.
Destacamos a iniciativa do Governo Lula através do Projeto de Emenda Constitucional gestado pelo MEC que, ao instituir o Fundo Nacional de Educação Básica e Valorização do Magistério, corrige os defeitos do FUNDEF proporcionando recursos financeiros para apoiar o Estados na manutenção e ampliação do ensino médico e os municípios nas ações de universalização da educação de crianças de 4 a 6 anos, ampli9ação das oportunidades de creche e expansão dos projetos de educação de jovens adultos.
É com profundo senso de ética que nosso governo trabalha e se dedica sem trégua à luta contra a corrupção, instituindo mecanismos de controle interno e de transparência do governo. De outro lado, nosso governo move ampla campanha contra a violência, o crime organizado, o narcotráfico e a lavagem de dinheiro.
Nós, prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, vice-prefeitas, somos testemunhas do grande respeito deste governo federal às cidades, aos grandes médicos e pequenos municípios, ao poder municipal. Isso é parte integrante do processo de inovação positiva em curso no País. Bem expresso nos gestos inéditos do presidente da República e dos ministros do governo, de receberem periódicamente os prefeitos e suas lideranças ou de comparecerem aos seus encontros; e de tomarem medidas que beneficiam os municípios, melhorando a distribuição do bolo tributário para eles e criando estruturas que os favorecem, em especial o Ministério das Cidades.
Nossos parceiros nos Governos Zeca e Lula serão imprescindíveis para a transformação das condições materiais de nossas populações. O resultado nas urnas nos confiou a direção do debate sobre o desenvolvimento local, com políticas que ampliem as oportunidades de trabalho, diminuindo, inclusive, a carga tributária para os micro e pequenos produtores urbanos e rurais, incluindo uma ampla parcela da população brasileira ao mercado consumidor.
Nós nos reunimos em Mundo Novo para reafirmar o compromisso construído historicamente pelo PT e pelas forças populares na intensificação e no avanço da democratização da gestão, mediante o controle social do orçamento; na participação popular; na inversão de prioridades e na ética e transparência no trato da coisa pública.

Mundo Novo (MS), 4 de dezembro de 2004

SIGA-NOS NO Google News