Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA/SP inicia Operação Huracan contra queimadas

A informação é da Polícia Militar Ambiental de São Paulo.

PMA - 11 de maio de 2021 - 15:03

Pode ser uma imagem de ao ar livre e texto

A Polícia Militar Ambiental e o MPSP, por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), deflagraram, nesta segunda-feira (10/5), em todo o Estado a “Operação Huracan”, que se estenderá até quarta-feira (12/05).

Com o emprego de 450 policiais militares e a participação de integrantes do GAEMA, a operação tem como objetivo a prevenção dos focos de incêndio em áreas com cobertura vegetal e, consequentemente, a minimização dos impactos que estes incidentes acarretam à saúde da população.

Entre as ações previstas, destacam-se as orientações a proprietários e produtores rurais quanto às medidas de prevenção, como a manutenção dos aceiros nos canaviais, especialmente lindeiros aos espaços especialmente protegidos (Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Unidades de Conservação e Fragmentos Florestais), assim como com a efetividade dos planos de prevenção contra incêndios (Monitoramento, Observação e Pontos Críticos). A Operação também terá foco voltado à manutenção nas margens de rodovias (faixas de domínio) e ferrovias, pelo especial risco de princípios de queimadas.

A denominação da operação faz alusão à mitologia Maia, que define Huracan como o deus responsável por catástrofes naturais com a invocação de elementos como o vento, fogo e terra. Esta ação tem forte componente didático, uma vez que se iniciam as ações de educação ambiental nas redes sociais como forma de conscientização de toda a população, com os alertas:

1) não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias; 
2) não solte balões (soltar balões é crime previsto na Lei 9.605/98); 
3) evite acender fogueiras (não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento); 
4) não realize queimadas (quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, solicite autorização prévia à Cetesb);  
5) não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação; 
6) não permita que crianças façam uso de fósforo, isqueiros ou materiais inflamáveis; 
7) não jogue lixo em terrenos baldios.

SIGA-NOS NO Google News