Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PMA captura tatu-canastra de 45kg em Coxim

Secom - 12 de setembro de 2012 - 09:51

Campo Grande (MS) - A Polícia Militar Ambiental (PMA) recolheu ontem (10) um animal da espécie Priodontes giganteus (tatu-canastra) na avenida Getúlio Vargas, próximo ao quartel da Polícia Militar Ambiental no município de Coxim. O animal adulto capturado media 1,40 metro do focinho à cauda e pesava 45 kg.
De acordo com a PMA, foram duas noites tentando capturar o animal. O tatu, ao notar a presença de pessoas, rapidamente se abrigava em um buraco de aproximadamente 50 centímetros.Os policiais evitavam realizar a captura nesse momento para não causar estresse ao bicho.
A espécie está em extinção e, de acordo com a polícia, exemplares são raramente vistos, principalmente em zona urbana. O animal foi solto em uma propriedade rural nas proximidades da cidade.
Tatu- Canastra
O tatu-canastra é o maior e mais raro dos tatus vivos. Pode medir mais 1 metro de comprimento, com mais de 50 cm de cauda e pesar até 60 kg. As patas enormes possuem unhas possantes, sobretudo as anteriores, cuja unha central mede 20 cm de comprimento, conforme informações da PMA. Faz grandes buracos para se alojar. Revolvendo o solo, consegue alimento entre insetos, larvas, vermes, aranhas e cobras.
O tatu-canastra habita os campos e cerrados de todo o Planalto Central do Brasil e Floresta amazônica. Animais de hábitos noturnos são encontrados na vizinhança de riachos e lagoas, tendo a fêmea de 1 a 2 filhotes por parição. Por causa de sua carne saborosa e armadura resistente, hoje é raríssimo nas diversas regiões brasileiras onde ocorria.
Suelen Targon, com informações da PMA

SIGA-NOS NO Google News