Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

PF deflagra operação e cumpre 40 mandados em duas cidades de MS

As ações ocorreram em Campo Grande e Ponta Porã.

Dourados News - 17 de maio de 2021 - 15:00

PF deflagra operação e cumpre 40 mandados em duas cidades de MS
Dinheiro apreendido durante a operação Fênix, desencadeada hoje pela PF - Crédito: Divulgação/PF

Policiais federais cumprem 30 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão preventiva na manhã desta segunda-feira (17/5) dentro da Operação Fênix, que visa desarticular quadrilha que atua no tráfico internacional de droga e lavagem de dinheiro. As ações ocorrem em Campo Grande e Ponta Porã.

De acordo com o informado pela PF, o grupo possuía base em Pedro Juan Caballero, no Paraguai e levavam inicialmente a maconha até a Capital sul-mato-grossense, para depois distribui-la a outros centros do país.

A organização criminosa também atuava na lavagem dos valores obtidos com a venda do entorpecente, através do comércio e financiamento de veículos utilizando empresas instaladas em Campo Grande.

Os mandados foram expedidos pela 5ª Vara Federal e buscam confirmar a ligação entre os membros da organização criminosa, reforçar os indícios de lavagem de dinheiro, apreender bens de alto valor e individualizar a conduta de cada agente.

As determinações também contemplam o sequestro e indisponibilidade de diversos bens móveis, imóveis e valores financeiros. No início das ações nesta manhã, os agentes apreenderam vários veículos de luxo, motocicleta e dinheiro.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de entorpecentes e lavagem de dinheiro.

Apreensões 

Ao longo das investigações foram realizadas 12 apreensões de carregamentos de maconha, totalizando aproximadamente 21 toneladas do entorpecente, além de 18 pessoas presas em flagrante por tráfico de drogas.

Ainda ocorreu a apreensão de R$ 68.546,00 em espécie durante as abordagens.

Fênix

O nome da operação faz referência ao significado de Fênix, pássaro da mitologia grega que ressurgia das cinzas. Boa parte da organização criminosa foi investigada e presa em 2009 durante a Operação Litoral, pela prática dos mesmos crimes investigados.

SIGA-NOS NO Google News