Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

O que disse o ex-presidente da Anatel

08 de janeiro de 2004 - 08:22

O ex-presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Luiz Guilherme Schymura, disse, ontem, que sua substituição na agência não deve causar instabilidade no setor de telecomunicações. Ele confirmou sua saída do conselho diretor da agência, após transmitir o cargo para Pedro Jaime Ziller.

“O clima de instabilidade maior seria criado caso houvesse algum tipo de mau-estar entre mim, presidente da agência, e o presidente da República, que nenhum momento eu pensei em fazer”, disse.

Schymura disse ainda que o presidente Lula solicitou-lhe o cargo e deu-lhe o prazo que quisesse para deixar o cargo. “Nós conversamos (Schymura e o presidente Lula). Ele (presidente Lula) achava por bem trocar o cargo de presidente. Eu aceitei e não criei nenhum tipo de restrição”, afirmou Schymura.

O ex-presidente justificou sua saída, argumentando que quando foi indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para a Anatel, só iria para a agência se fosse para a presidência. Saindo da presidência, não vê mais sentido em permanecer na agência.

Em seu discurso de despedida, o ex-presidente disse que é uma vitória da agência ter mantido “a estabilidade das regras do jogo”. Entre as iniciativas adotadas durante os 20 meses em que ficou à frente da Anatel, Schymura destacou as ações realizadas nas áreas da competição, novo modelo das comunicações, comunicação multimídia e nos serviços via satélite.

“Os contratos de concessão que vigorarão a partir de 2006 na telefonia fixa são o maior exemplo do comprometimento da Anatel com o estímulo à livre concorrência”, enfatizando que esses contratos contemplam a tarifa para uso de rede baseada em custos e a separação contábil entre os serviços locais e de longa distância. Schymura destacou ainda que um dos desafios que teve de enfrentar foi a falta de pessoal na agência reguladora.

Ainda agradeceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu antecessor Fernando Henrique Cardoso. Além de desejar felicitações ao seu sucessor, Pedro Jaime Ziller.

O ex-presidente negou que tenha acordos para ocupar outros cargos no governo e que vai voltar a dar aulas na Fundação Getúlio Vargas, de onde saiu para assumir a presidência da Anatel.

SIGA-NOS NO Google News