Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Nelsinho Piquet disputa mais duas etapas da F 3

Adriano Gaieski/Agência Brasil - 28 de agosto de 2003 - 15:31

Brasília - O brasileiro Nelsinho Piquet, em cinco meses na Europa, onde disputa o Campeonato Inglês de Fórmula Três, terá mais uma oportunidade de conhecer um importante circuito do automobilismo mundial. Sábado (30) e domingo (31), ele disputará a 19ª e 20ª etapas da competição, só que fora da Inglaterra. A corrida será em Spa-Francorchamps, na Bélgica.

No início deste mês, Nelsinho também andou fora do Reino Unido: foi em Zandvoort, na Holanda, numa espécie de Mundialito de F-3, onde terminou em segundo lugar. E o piloto garante estar ansioso para as provas. “Vai ser muito bom correr em Spa, um autódromo histórico, no qual foram realizadas grandes provas da Fórmula Um. Todo piloto tem vontade de dirigir num circuito como este”, afirma.

Apesar da expectativa, Nelsinho, que atualmente ocupa a terceira posição no Campeonato Inglês (151 pontos), sabe que terá muitas dificuldades. Ele sabe que Spa é uma das pistas mais complicadas do mundo. Além disso, há muitas curvas de baixa velocidade e o traçado é longo, com 6.968 metros, “o que torna mais difícil pegar a mão da pista”, acrescenta. O brasiliense sabe, porém, que os problemas não vão ser apenas deles, mas dos 32 previstos para a corrida, e habilidade contará talvez mais que o equipamento. “Acredito que temos tudo para conseguir um bom resultado”, afirma otimista.

O circuito de Spa-Francorchamps tem 82 anos. Neste período, além de ser um dos mais tradicionais e longos do mundo, tornou-se um dos mais perigosos. Até o ano passado, Spa sediou o Grande Prêmio da Bélgica de Fórmula Um. Em 2003, o circuito foi retirado do calendário por causa da lei que proíbe propaganda de cigarros em grandes eventos esportivos internacionais realizados no país. No próximo ano, no entanto, o Spa voltará a ser um dos templos da F-1, pois a lei contra a propaganda tabagista, prevista para entrar em vigor em julho, passará a valer apenas em 2005.

A rodada dupla de Spa-Francorchamps começa sábado, com dois treinos livres com uma hora de duração cada um: às 10h45 e 14h45 (5h45 e 9h45, respectivamente, no horário de Brasília). No mesmo dia, acontecem as tomadas de tempo para as corridas. Além da F-3 Inglesa, também vão andar na Bélgica as categorias Caterham European, Visma Fórmula Palmer Audi, Europ Cup Renault V6, EuroBossGP, além da disputa do tradicional dos 1000 Km de Spa.

As duas etapas da Fórmula Três Inglesa em Spa têm tudo para ser uma das mais disputadas desta temporada. Vão participar 32 pilotos, entre eles alguns convidados especiais, incluindo os brasileiros João Paulo de Oliveira, da F-3 alemã, e Henrique Favoretto, atualmente na Fórmula Três Sul-Americana, que andará como convidado da equipe Team Syr, da Malásia. Outra atração da prova será o australiano Ryan Briscoe, líder da F-3 Européia.

Nelsinho Piquet, campeão sul-americano de Fórmula Três, está fazendo sua primeira temporada na Europa, correndo na F-3 Inglesa, com bons resultados, tanto que já despertaram o interesse da Williams, equipe de Fórmula Um. Há duas semanas em Thruxton, na Inglaterra, Jhonathan Williams, filho de Frank Williams, dono do “team”, admitiu que seu pai e a equipe estão “observando Nelsinho com muito interesse”. Nas 18 provas disputadas, o piloto da Piquet Sports venceu três, garantiu seis pole positions, largou 11 vezes na primeira fila, pontuou em 13 corridas, fez a volta mais rápida em quatro corridas e subiu sete vezes ao pódium (três vitórias, três segundos lugares e um terceiro).

Classificação até o 10º colocado

1º Alan Van der Merwr (África do Sul)- 253 pontos
2º Jamie Green (Gran Bretanha)- 189 pontos
3º Nelsinho Piquet (Brasil)- 151 pontos
4º Ronnie Bremer (Dinamarca)- 106 pontos
5º Richard Antinucci (EUA)- 101 pontos
6º Danny Watts (Gran Bretanha)- 93 pontos
7º Adam Carroll (Gran Bretanha)- 89 pontos
8º Robert Dahlgreen (Suécia)- 81 pontos
9º Clívio Piccione (Mônaco)- 80 pontos
10º Rob Austin (Gran Bretanha)-78 pontos


SIGA-NOS NO Google News