Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Municípios de MS terão georeferenciamento online a partir de março, anuncia Jacini

ASCOM SEJUSP - 27 de fevereiro de 2012 - 15:51

Campo Grande (MS) - O Plano MS Forte Segurança, instituído pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) completou um ano. Durante uma reunião de avaliação, o secretário Wantuir Jacini fez um balanço dos números e anunciou que os 11 maiores municípios do Estado, sedes de delegacias regionais e batalhões da polícia militar passarão a ter acesso, via internet, ao georeferenciamento. O objetivo do MS Forte Segurança, instituído em 2011 é reduzir a criminalidade no Estado, utilizando como instrumento a inteligência artificial, ou seja, a análise dos dados estatísticos produzidos pelas instituições da segurança.

Durante reunião realizada na última sexta-feira (24) em Campo Grande, o secretário de Justiça e Segurança Pública disse que está satisfeito com os resultados obtidos e comunicou a implantação da nova ferramenta. “Foi um ano de trabalho árduo, de estabelecimento de uma nova cultura de metas e de monitoramento. O plano MS Forte Segurança nos permitiu buscar o aprimoramento das ações da segurança pública por meio da uniformidade no trabalho, atuando integrados e mais focados na gestão”, explicou o secretário.



A nova ferramenta de trabalho, de acordo com Jacini, é um software, desenvolvido pela Sejusp junto ao banco de dados do Sigo (Sistema Integrado de Gerenciamento de Gestão Operacional) que faz o monitoramento digitalizado a partir de denuncias e ocorrências, e permitirá que a polícia civil e a polícia militar acompanhem de forma online os crimes em cada localidade, identificando dia, hora, local e principais características da dinâmica do delito. Terão acesso ao georeferenciamento as cidades de Aquidauana, Coxim, Corumbá, Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaiba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Nova ferramenta estará disponível a partir de março



O secretário Wantuir Jacini explicou que inicialmente a Sejusp fornecia um relatório aos municípios, mas não de forma online. “Esta fase representa um grande avanço e a partir de agora, os comandantes da PM e os delegados da PC poderão acessar de imediato aos dados, e monitorá-los diariamente, possibilitando o planejamento de ações preventivas e repressivas de combate à criminalidade mais eficazes.” ressaltou Jacini.


Dados


No encontro foram analisados os dados dos crimes registrados durante todo o ano de 2011 comparados com o mesmo período de 2010, utilizando como parâmetro a taxa por 100 mil habitantes. Um dos destaques foi com relação à queda nas ocorrências de roubos em estabelecimentos comerciais que e, todo Estado registrou baixa de 15,33%. Em 2011 o homicídio doloso no Estado também apresentou redução de 0,6 %. As ocorrências de roubos de veículos reduziram 3,76% em Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o número foi mais significativo, registrando queda de 7,70%.



Na análise a partir de gráfico da evolução mensal das ocorrências o município que mais se aproximou da meta pré-estabelecida de redução, que é de 6 a 8%, foi Coxim, obtendo diminuição em praticamente todos os crimes analisados. Com destaque para a redução de 17,8% nos homicídios culposos de trânsito, 42,1% nos roubos, 31,8% nos furtos, 75,3% nos roubos de veículos, 35% nos roubos a residência,13% nos furtos de veículos e queda de 41% nos roubos a estabelecimentos comerciais.



Ao finalizar a reunião, o titular da Sejusp agradeceu o esforço de todos, ressaltando que há sempre espaço para melhorar. “Avaliar o desempenho das instituições em todas as escalas vai formando um conceito coletivo de gerenciamento. Utilizem a inteligência artificial e implementem novas ações, analisem os resultados, mantendo as ações eficientes, eficazes e com efetividade”, concluiu Wantuir Jacini.



A Sejusp, por meio da Superintendência de Inteligência vai realizar treinamento com os responsáveis pela operacionalização do georeferencimento em cada município. A capacitação terá início no dia 6 de março, em Campo Grande.



Participaram do encontro os dirigentes das polícias civil e militar, do Corpo de Bombeiros, Coordenadoria-Geral de Perícias, Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário, Superintendência de Assistência Socioeducativa, Departamento de Operações de Fronteira e Centro Integrado de Operações de Segurança, além comandantes de Batalhões e delegados regionais da Capital e interior do Estado.



SIGA-NOS NO Google News