Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: 5 dicas de treino para iniciantes na corrida

Mundo Fitness

Ativo.com - 15 de maio de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: 5 dicas de treino para iniciantes na corrida

Todo começo é difícil e com o esporte não é diferente. Iniciantes na corrida costumam ter dúvidas de todo o tipo, mas algumas das mais frequentes estão relacionadas aos treinos. É só sair correndo? Tem um jeito certo de respirar? Preciso ir na academia?

Antes de começar a debater pace, melhores maratonas, qual o melhor tênis, o que comer no pré-treino, entre outras questões que alguns corredores experientes tratam com grande importância, é bom ficar atento a alguns pontos que devem te fazer ter uma vida mais longeva e proveitosa em treinos e provas.

Dicas de treino para iniciantes na corrida

1 - Não esqueça dos braços

Os braços são tão importantes quanto as pernas na hora de correr. Parados demais, diminuem a mobilidade e atrapalham a postura; balançando demais, ou muito na frente do corpo, impedem que você alcance a melhor forma de correr. Ou seja, braços de corredor se movimentam, funcionam como pêndulos e ajudam o corpo a se impulsionar para a frente. Então, se você quer começar a correr: não se esqueça dos braços.

2 - O core é fundamental

O core é nosso centro de força, composto por 29 pares de músculos que suportam e estabilizam bacia, pélvis e o abdômen. Um core forte ajuda o atleta a aguentar o tranco da corrida, ajuda na postura e estabiliza o impacto que o esporte tem nas articulações. Além disso, ajuda na respiração. Se você é iniciante na corrida, invista, sobretudo, em exercícios de prancha isométrica e abdominais. Há outras opções, como o superman e o mountain climber.

3- Agacha, salta e corre

Todo corredor deveria agachar muito. E saltar também. Box, caixa, step, qualquer uma dessas opções que te faça trabalhar força e potência muscular. A força da impulsão dos membros inferiores e a estabilidade do core ajudam, e muito, o atleta a fortalecer o corpo e fugir de lesões na corrida. Agachar vai te deixar mais forte. Saltar vai te dar mais potência muscular para subir, descer ou acelerar.

4 - Invista nos treinos educativos

Eles podem até ser chatos de fazer. Mas ajudam (e muito!) a mecânica dos iniciantes na corrida. Além disso, trabalham os músculos utilizados na modalidade. Ou seja, não podem ser esquecidos. Houpserlauf, escadinha de mobilidade e corrida para trás são alguns exemplos de educativos extremamente úteis. O resultado vai te fazer começar a gostar deles.

5 - Treine a respiração

Se você é um iniciante na corrida, já teve ou tem essa dúvida: existe um só jeito de respirar direito? A resposta é não. Você pode usar o nariz ou a boca, de acordo com o que te deixar mais confortável. Mas é importante treinar a respiração, assim como os outros elementos envolvidos na corrida.

Existem três tipos de respiração: diafragmática, intercostal e pulmonar, sendo que a primeira promove uma maior captação de ar. Logo é a mais eficiente para atletas. Existem exercícios para treinar a respiração, assim como dicas para respirar melhor.

SIGA-NOS NO Google News