Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Menos de 20% da população consome frutas e legumes

Agência do Rádio - 29 de abril de 2008 - 05:38

Alimentação é fundamental para uma vida saudável. Quando bem nutrido, o corpo desenvolve melhor suas funções vitais e a expectativa de vida aumenta. A Organização Mundial da Saúde associa a morte de dois milhões e setecentas mil pessoas no mundo à alimentação inadequada. No Brasil, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, as pessoas precisam incorporar alimentos mais nutritivos no cardápio. É o que explica coordenadora geral do Departamento de Análise da Situação da Saúde, Deborah Malta, para quem o brasileiro precisa adquirir hábitos alimentares mais saudáveis.


"Embora a recomendação de frutas, legumes e verduras seja conhecida por todos, nós vimos que ainda não é uma unanimidade no cardápio diário dos brasileiros. Nós temos então um consumo recomendado de frutas, legumes e verduras em 17,7% da população adulta no Brasil."


"Achamos que isso pode ser ainda melhor, especialmente discutindo nas escolas, nas comunidades, a importância desse tipo de alimentação. Fundamental também discutir políticas públicas de aumento do consumo de frutas, verduras e hortaliças, também do ponto de vista da comercialização, para que esses alimentos possam também tendo maior oferta reduzirem seus preços e serem acessíveis a uma maior parcela da população."

Para uma alimentação saudável, Déborah Malta recomenda, também, que se retire os excessos de gordura do cardápio. Esse hábito, apenas, pode funcionar como prevenção de várias doenças cardiovasculares.

De Brasília, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News