Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 30 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Lula deve ir ao Fórum Social Mundial em Caracas

Agência Brasil/ Marcela Rebelo - 06 de janeiro de 2006 - 11:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar da edição americana do Fórum Social Mundial, a ser realizada em Caracas, capital venezuelana, entre os dias 24 e 29 de janeiro. A informação é do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci. "O presidente foi convidado e quer comparecer. Está sendo estudada a questão de agenda, mas ele tem vontade de comparecer", disse Luiz Dulci em entrevista à Radiobrás .

O ministro afirmou que o presidente Lula participou das quatro edições do Fórum promovidas no Brasil. "Ele (Lula) não pôde comparecer à Índia, mas sendo na Venezuela – que é mais próximo –acredito que sim. Eu pessoalmente tenho me empenhado para que ele esteja presente", destacou Dulci. Para o ministro, a presença de Lula é importante pelo fato do presidente ser "muito querido pelos movimentos sociais da América Latina".

"O presidente não pode ficar o Fórum inteiro. Ele provavelmente vai em um dia e volta no outro", ressaltou Luiz Dulci. Um dos integrantes do Comitê Organizador do Fórum, o paraguaio Gustavo Codas, disse que a presença de Lula é "esperada" em Caracas. "O presidente Lula, antes de ser presidente, é uma pessoa que tem uma participação importante no processo de constituição do Fórum Social Mundial", afirmou Codas.

Luiz Dulci disse que irá ao Fórum participar de alguns debates, juntamente com outros ministros. Entre eles, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e a ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Matilde Ribeiro.

O Fórum Social Mundial é organizado pela sociedade civil. Os integrantes do governo brasileiro
foram convidados a debater programas desenvolvidos no Brasil. "Queremos estar presentes respeitando a autonomia, a independência do Fórum, porque ele não é estatal. Ele é organizado pelos movimentos sociais e isso deve ser respeitado", lembra o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República.

SIGA-NOS NO Google News